Você já se perguntou como e quando começamos a contar os anos? Entre os vários calendários, o mais comum é o que faz a marcação de acordo com o nascimento de Cristo, mas e se um erro de cálculo considerou o ano errado para tal acontecimento?

O nosso calendário separa os anos de acordo com o nascimento de Cristo, assim duas eras foram formadas: antes de Cristo (a.C.) e depois de Cristo (d.C.). O início desse sistema se deu com o monge Dionísio, o Pequeno, que depois de determinados cálculos, determinou que o ano em que vivia era 532 depois do nascimento de Cristo.

Contar os anos

Sabe-se hoje em dia de equívocos nos cálculos de Dionísio que, se estivesse correto, causaram algumas incoerências históricas como o caso de Herodes que teria morrido no ano de 4 a.C., antes de Cristo nascer, sendo Herodes conhecido por ter tentado o matar. John Meier, estudioso bíblico, afirma que o nascimento de Jesus se deu entre 7 a 6 antes de Cristo. Conclui-se que o calendário teria um equívoco de quatro a seis anos de atraso.

Curioso, não? Você conhecia a história de como começamos a contar os anos? Comente!