Quem nunca ouviu a aliviante expressão ‘salvo pelo gongo’ não sabe o que é rezar para o sinal do recreio tocar antes da professora chamar para mostrar aquele tema que você não fez. Porém, você sabe como ela surgiu? Confia em mim, essa origem é um tanto macabra…

Então, durante a Idade Média aqueles que não possuíam dinheiro utilizavam estanho para produzir seus pratos e copos. Porém, alguns materiais acabavam oxidando o metal e isso trazia uma espécie de envenenamento um tanto curiosa. Os copos de estanho utilizados para beber cerveja, uísque e outras bebidas alcoólicas acabavam causando uma espécie de ‘morte simulada’ nas pessoas, algo semelhante a catalepsia, porém induzida pela bebida alcoólica associada ao óxido de estanho. Caso você não saiba, a catalepsia é uma condição um tanto curiosa onde as pessoas ficam com a respiração tão baixa que os equipamentos da época não conseguiam identificar, os batimentos cardíacos também não eram ouvidos. Além disso, a pessoa ficava rígida e não conseguia se movimentar, logo… Parecia morta mesmo sem estar!

como surgiu expressao salvo pelo gongo tricurioso

Essas pessoas eram enterradas vivas e lá ficavam até realmente morrer. Porém, a Inglaterra é um país bastante pequeno e era comum que após algum tempo os corpos fossem desenterrados para dar lugar a outros mortos e quando os caixões eram abertos, começou-se a observar que as tampas tinham uma série de arranhões como se a pessoa tivesse tentado abri-lo em desespero – o que realmente tinha acontecido. Para evitar que outras pessoas fossem enterradas vivas, agora todos os mortos eram velados sobre as mesas das cozinhas por alguns dias enquanto os familiares comiam e bebiam ao seu redor – semelhante a cerimônia realizada até os dias de hoje – para garantir que a pessoa estivesse mesmo morta. Ainda assim, para evitar qualquer tipo de engano, uma corda era amarrada no pulso do falecido e pendurada do lado de fora, na lápide, e uma pessoa era colocada de vigília durante os dias que se seguiam ao enterro.

Caso o sino tocasse, essa pessoa era imediatamente desenterrada e, literalmente, salva pelo gongo. Foi assim que nasceu a expressão que, em seu original, era ‘saved by the bell’. Incrível, não é mesmo? Comente!