As cobras são animais que possuem uma reputação extremamente desagradável entre os humanos, principalmente por causa dos seus ferozes ataques venenosos que podem causar grandes transtornos ou até mesmo a morte da vítima. Apesar do número de ataques de cobra no mundo ter diminuído com o passar dos anos, essas criaturas ainda causam muita repulsa em qualquer parte do globo. Mas afinal, o que aconteceria se uma cobra mordesse uma parte do seu próprio corpo? Ela morreria envenenada?

A resposta é não, pois as cobras têm anticorpos circulantes no seu sangue que as protegeria não apenas do seu próprio veneno, mas também do veneno de outras cobras que pertencessem à mesma espécie. Por exemplo, se uma cascavel mordesse uma outra cascavel, a imunidade que elas desenvolveram ao longo do tempo por ficarem expostas a baixos níveis do seu próprio veneno a protegeriam de um desfecho fatal. No entanto, é importante deixar claro que caso a cobra mordida pertencesse à uma variação diferente, ela poderia se deparar com um fim muito mais trágico.

as cobras sao imunes ao seu proprio veneno 1

Quanto mais características diferente as espécies de cobras envolvidas em uma briga tiverem, maior a probabilidade do veneno ser mortal. Em outras palavras, se duas cobras mordessem uma a outra e ambas nunca tivessem experimentado uma exposição prévia aos venenos o suficiente para construir a imunidade necessária, elas provavelmente se matariam.

Vale destacar que, como as brigas entre cobras até a morte são desaprovadas no meio científico, muito provavelmente nunca encontraremos uma resposta definitiva sobre quanta imunidade elas têm de fato. A única coisa que podemos concluir é que provavelmente essa imunidade seja suficiente para afastar os ataques de parentes próximos ou até mesmo dos males causados pela autocontaminação.

No final das contas, a ideia que fica é que se você tem algo muito perigoso para injetar em outros seres vivos, é melhor você desenvolver uma imunidade suficiente para barrar os efeitos dessa mesma toxina.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!