Connect with us

Hi, what are you looking for?

Curiosidades

As cobras são imunes ao seu próprio veneno?

As cobras são animais que possuem uma reputação extremamente desagradável entre os humanos, principalmente por causa dos seus ferozes ataques venenosos que podem causar grandes transtornos ou até mesmo a morte da vítima. Apesar do número de ataques de cobra no mundo ter diminuído com o passar dos anos, essas criaturas ainda causam muita repulsa em qualquer parte do globo. Mas afinal, o que aconteceria se uma cobra mordesse uma parte do seu próprio corpo? Ela morreria envenenada?

A resposta é não, pois as cobras têm anticorpos circulantes no seu sangue que as protegeria não apenas do seu próprio veneno, mas também do veneno de outras cobras que pertencessem à mesma espécie. Por exemplo, se uma cascavel mordesse uma outra cascavel, a imunidade que elas desenvolveram ao longo do tempo por ficarem expostas a baixos níveis do seu próprio veneno a protegeriam de um desfecho fatal. No entanto, é importante deixar claro que caso a cobra mordida pertencesse à uma variação diferente, ela poderia se deparar com um fim muito mais trágico.

Quanto mais características diferente as espécies de cobras envolvidas em uma briga tiverem, maior a probabilidade do veneno ser mortal. Em outras palavras, se duas cobras mordessem uma a outra e ambas nunca tivessem experimentado uma exposição prévia aos venenos o suficiente para construir a imunidade necessária, elas provavelmente se matariam.

Vale destacar que, como as brigas entre cobras até a morte são desaprovadas no meio científico, muito provavelmente nunca encontraremos uma resposta definitiva sobre quanta imunidade elas têm de fato. A única coisa que podemos concluir é que provavelmente essa imunidade seja suficiente para afastar os ataques de parentes próximos ou até mesmo dos males causados pela autocontaminação.

No final das contas, a ideia que fica é que se você tem algo muito perigoso para injetar em outros seres vivos, é melhor você desenvolver uma imunidade suficiente para barrar os efeitos dessa mesma toxina.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Advertisement

Leia Mais

Curiosidades

Inúmeros artistas já passaram pelo nosso mundo, todos eles acabam deixando um legado e são lembrados pela forma com que trabalharam. Atualmente existem incontáveis...