Curiosidades

A curiosa vila em miniatura feita em crochê

A vila de Cloughmills, no Condado de Antrim, na Irlanda do Norte, possui uma pequena réplica de modelo das suas ruas e casas em exposição no maior salão da localidade. Mas ao contrário de muitos modelos em miniatura, o de Cloughmills é feito de lã. O modelo foi criado durante um período de sete meses e foi totalmente concluído em 2017 por um grupo de cerca de trinta senhoras idosas, todas integrantes do clube de crochê da vila.

O clube foi fundado por May Aitcheson há cerca de sete anos com o principal objetivo de ajudar os idosos a se socializarem e ao mesmo tempo desenvolver habilidades de artesanato. Vários anos antes da abertura do clube, May havia viajado para Cushendall, uma vila localizada a cerca de 15 quilômetros de distância de Cloughmills. Durante a sua estadia em Cushendall, ela viu um modelo da vila em miniatura que a inspirou a fazer o mesmo tendo como base a sua localidade.

Para dar início, as senhoras resolveram sair e fotografar os diferentes prédios da região para ter uma melhor noção das características arquitetônicas da região e logo após começaram a fazer as casas. Muitas das residencias em miniatura usam caixas de cereal como base, sendo totalmente cobertas com o crochê. Curiosamente, elas até recriaram algumas construções que não existem mais, incluindo uma antiga fábrica de camisas onde muitas delas já trabalharam.

“Elas fizeram tantas construções que, quando todas foram concluídas, ficaram muito grandes para armazenar”, disse May Aitcheson em uma entrevista para a BBC. “Eventualmente, o modelo em miniatura da vila tornou-se grande demais para sair através das portas do salão, por isso permaneceu por lá e continuará assim enquanto houver visitantes para observar a vila em miniatura”.

O grupo continua a se reunir semanalmente para “colocar as conversas em dia”, embora elas ainda estejam aguardando a próxima grande ideia surgir para colocá-la em prática. Elas até pensam em fazer um modelo de Belfast, Capital da Irlanda do Norte, mas para tal precisariam de muitos ajudantes durante o processo de produção.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Você também pode gostar de