A vila de Cloughmills, no Condado de Antrim, na Irlanda do Norte, possui uma pequena réplica de modelo das suas ruas e casas em exposição no maior salão da localidade. Mas ao contrário de muitos modelos em miniatura, o de Cloughmills é feito de lã. O modelo foi criado durante um período de sete meses e foi totalmente concluído em 2017 por um grupo de cerca de trinta senhoras idosas, todas integrantes do clube de crochê da vila.

O clube foi fundado por May Aitcheson há cerca de sete anos com o principal objetivo de ajudar os idosos a se socializarem e ao mesmo tempo desenvolver habilidades de artesanato. Vários anos antes da abertura do clube, May havia viajado para Cushendall, uma vila localizada a cerca de 15 quilômetros de distância de Cloughmills. Durante a sua estadia em Cushendall, ela viu um modelo da vila em miniatura que a inspirou a fazer o mesmo tendo como base a sua localidade.

a curiosa vila em miniatura feita em croche 1

Para dar início, as senhoras resolveram sair e fotografar os diferentes prédios da região para ter uma melhor noção das características arquitetônicas da região e logo após começaram a fazer as casas. Muitas das residencias em miniatura usam caixas de cereal como base, sendo totalmente cobertas com o crochê. Curiosamente, elas até recriaram algumas construções que não existem mais, incluindo uma antiga fábrica de camisas onde muitas delas já trabalharam.

a curiosa vila em miniatura feita em croche 2

“Elas fizeram tantas construções que, quando todas foram concluídas, ficaram muito grandes para armazenar”, disse May Aitcheson em uma entrevista para a BBC. “Eventualmente, o modelo em miniatura da vila tornou-se grande demais para sair através das portas do salão, por isso permaneceu por lá e continuará assim enquanto houver visitantes para observar a vila em miniatura”.

a curiosa vila em miniatura feita em croche 3

O grupo continua a se reunir semanalmente para “colocar as conversas em dia”, embora elas ainda estejam aguardando a próxima grande ideia surgir para colocá-la em prática. Elas até pensam em fazer um modelo de Belfast, Capital da Irlanda do Norte, mas para tal precisariam de muitos ajudantes durante o processo de produção.

a curiosa vila em miniatura feita em croche 4

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!