Eu tenho tapete, você tem, sua mãe tem também… Seja na sala, na porta para limpar os pés ou no banheiro para não congelar ao sair do banho. Porém, a arte da tapeçaria é muito maior do que isso, vindo de séculos atrás e tendo muita história para contar. Pensando nisso, será que você sabe quem foi o inventor do tapete?

Então, quando o assunto é o primeiro… Rola um impasse já que esta é uma técnica tão antiga que é praticamente impossível – ao menos até o momento – descobrir como ou quando teria surgido exatamente esta tradição. Porém, afirma-se que diversos povos teriam descoberto a técnica mais ou menos no mesmo período histórico e de forma independente um dos outros. O mais antigo tapete de que se tem registro possui cerca de 25 século e foi encontrado na Mongólia, em túmulos no vale das montanhas Altai em 1929.

quem inventou tapetes tricurioso

Esses túmulos foram descobertos durante uma missão etnográfica soviética e levou 20 anos para que suas escavações chegassem ao 5º e último túmulo onde foi encontrado o dito tapete protegido por uma espessa camada de gelo. Este tapete tinha 182 x 200 cm e 4 mil nós por centímetro quadrado. Sua densidade é equivalente aos mais valiosos tapetes que encontramos hoje no mercado. Este tapete histórico é provavelmente de origem citá – povo nômade cuja origem vem do atual Irã. Os historiadores afirmam que este povo teria aprendido com os persas a incrível arte dos nós que, por sua vez, teriam aprendido com os povos da Mesopotâmia.

Sensacional, não é mesmo? Comente!