Se você parar para pensar, perceberá que praticamente não existem plantas que as cabras não ousam comer. Independente do tamanho, cor, altura e gosto, os vegetais sempre viram o alvo das cabras de plantão. É exatamente por isso que Nevada City, uma cidade localizada no estado americano da Califórnia, está tentando obter a sua própria “equipe de cabras” para comer certos pontos de vegetação com menos de 1,80 m de altura. A vegetação desses locais apresenta um alto risco de pegar fogo durante a próxima temporada de incêndios florestais, por isso toda a ajuda proveniente desses animais ruminantes é bem-vinda.

Nevada City foi em grande parte poupada dos incêndios florestais na Califórnia, onde o mais prejudicial destruiu cerca de 19 mil casas e edifícios no ano passado. No entanto, a cidade entende que a sua sorte não vai durar para sempre e que uma ação deve ser tomada agora, antes de um possível desastre. Foi a partir desse pensamento que surgiu a ideia de usar cabras para eliminar de forma sustentável a vegetação passível de incêndios. Alguns moradores de Nevada City criaram um projeto de financiamento coletivo chamado “Goat Fund Me”, onde esperam arrecadar US $ 30 mil para pagar alugar cabras para comer toda essa vegetação. Ao se livrar da folhagem seca que geralmente fica localizada perto do solo, a esperança é tornar mais difícil a disseminação de futuros incêndios florestais.

cidade americana quer usar cabras para prevenir incendios florestais 1

A campanha de financiamento coletivo tornou-se necessária porque não existe grandes fazendas com cabras na região de Nevada City. O simples fato de “alugar” cabras de fora da cidade não sai nada barato. Para se ter uma ideia, pode custar entre US $ 500 a US $ 1.000 o aluguel de animais suficientes para consumir cada acre, dependendo da densidade dos materiais comestíveis e do quanto é difícil para o rebanho eliminá-lo. Também existe a necessidade de usar um pastor de cabras e um cão de pastoreio, que obviamente também precisam ser pagos.

Até agora, Nevada City já conta com 20 mil dólares do seu objetivo de arrecadar $ 30.000, o que leva a crer que eles conseguirão atingir essa meta em breve.

Quem diria que esses animais poderiam ajudar a combater incêndios, não é mesmo? Deixe o seu comentário com a gente!