Hoje estava indo a neurologista e no caminho passei pelo consultório de um nefrologista e fiquei muito curiosa… Afinal o que faz este especialista médico? De que parte do corpo ele é responsável? Será que um dia precisarei consulta-lo? Vamos descobrir agora!

Então, meus amigos, o nefrologista é aquele médico que se especializou no tratamento clínico de doenças que se manifestam no sistema urinário. É ele o responsável por tratar e curar as doenças que ocorrem principalmente nos rins e também outras doenças sistêmicas. Em geral, é ele quem diagnostica e trata a insuficiência renal aguda ou crônica, a hematúria, proteinúria, cálculos renais, infecções crônicas no sistema urinária e demais doenças desta região.

Mas então… Qual a diferença entre um nefrologista e um urologista?

Esta é simples, afinal, ambas as especialidades médicas existem para se completar. A nefrologia se responsabiliza pela área clínica enquanto a urologia fica com a parte cirúrgica dos tratamentos. Ambas as especialidades cuidam dos seus rins e sistema urinário, mas vale ressaltar que o urologista também cuida do sistema genital masculino enquanto o nefrologista não.

o que faz um nefrologista tricurioso 1 1

Como faço para ser um nefrologista?

O primeiro passo é cursar a graduação em medicina que leva 12 semestres, ou seja, 6 anos. Após, são necessários 02 anos fazendo a residência em Clínica Médica e mais 02 anos em residência em Nefrologia para então poder atuar como especialista. Vale ressaltar e a remuneração média de um médico nefrologista varia de R$6.500 a R$12.500, caso você esteja curioso.

Gostou da matéria? Matou sua curiosidade? Então deixa seu comentário ai embaixo! 😉