Há algum tempo trocamos aqui em casa o açúcar refinado pelo demerara em função de seus inúmeros benefícios em comparação ao que utilizávamos anteriormente. Hoje, conversando sobre isso como o Dudu, percebi que nunca havia trazido o assunto para vocês e decidi mudar este quadro imediatamente! Vamos lá?

O que é açúcar demerara?

Vamos começar com conceito. O açúcar demerara tem sido usado como um substituto ao açúcar refinado na cozinha que não causa tanto dano à saúde. Ambos tem a mesma origem, a cana-de-açúcar, porém o processo de produção é a diferença. Ao contrário do refinado, o demerara não passa pelo processo químico de refinamento e clarificação, assim conservando melhor todos os nutrientes da cana-de-açúcar em função da película de mel que se mantém em volta dos cristais. Nele você encontra magnésio, cálcio, potássio, fósforo, cobre e vitaminas B1, B2 e B6. Ao contrário, você não encontrará aditivos químicos em sua fabricação, assim o tornando mais benéfico a saúde.

quais beneficios acucar demerara saude tricurioso 1

Quais são os benefícios do açúcar demerara?

Indo direto ao assunto, o açúcar demerara é rico em nutrientes e é excelente para sua saúde e seu organismo. A cada 100g do ingrediente você encontrará 29mg de magnésio, 85mg de cálcio, 346mg de potássio e 22mg de fósforo, isso além de boa quantia de B1, B2 e B6. Só para você ter ideia, no açúcar refinado, você encontrará apenas 2mg de cada nutriente destes apresentados. Quer benefícios diretos? Então vamos a lista!

– Melhora a produção de hemoglobina;
– Acelera o processo de cicatrização;
– Auxilia a manter o tônus muscular das paredes do trato digestivo;
– Engorda menos que outros açúcares
– Auxilia na prevenção e tratamento de anemia;
– É excelente durante a gravidez por suas vitaminas e nutrientes;
– Previne doenças e problemas bucais;
– Auxilia no funcionamento do fígado;
– Fortalece os cabelos, unhas e pele;
– Melhora a saúde do sistema nervoso;
– É excelente para a saúde ocular.

Interessante, não é mesmo? Você já fez sua troca? Comente!