Pode parecer brincadeira, ficção, coisa de filme de terror mesmo, mas acredite ou não, os rituais de exorcismo existem na vida real e são mais comuns do que você imagina. Apesar de tratados como tabu e escondidos pela igreja católica, em muitas paróquias pelo Brasil e pelo mundo existem padres e bispos autorizados pelo próprio Vaticano a realizar os rituais para a expulsão dos demônios.

Há pouco mais de dois anos A BBC internacional foi a Roma conversar com o Frei Vicenzo Taraborelli que na época tinha 79 anos, possuindo 27 na carreira de exorcista. Segundo ele, começou por acaso e pela necessidade de um colega que precisava desesperadamente de ajuda durante um ritual. Nesta entrevista, ele conta que a Igreja Católica se encontra em um momento delicado onde padre mais jovens não se arriscam a ingressar nesta arriscada e perigosa carreira. O Frei Taraborelli trabalha três dias por semana em uma sala escura próxima ao Vaticano onde atende 30 pessoas a cada dia que abre suas portas.

“Antes de fazer exorcismos, insisto com as pessoas para que procurem um psicólogo ou um psiquiatra. Tenho contato com muitos psicólogos, que mandam seus pacientes para cá.” diz ele.

exorcismo existe tricurioso 1

Existe um ritual que deve ser seguido a risca nessas situações quando todas as outras opções já foram descartadas. Neste momento toda a fé é requisitada ao exorcista que precisa se manter firme e expulsar o demônio com toda sua força interior e utilizando-se de recursos com a cruz e a água benta, assim como de salmos e dizeres sagrados encontrados em um livro de rituais de exorcismo oficial da igreja. O Frei Taraborelli conta que um de seus mais chocantes casos ocorreu durante um tratamento que durou 13 anos. Certo dia uma mulher e seu marido vieram lhe pedir socorro.

Um homem satanista havia se apaixonado por esta mulher e a requisitou, porém ela o negou e ele, magoado e com raiva, disse que ela pagaria por essa decisão. Desde então, ele a enfeitiçava duas vezes por semana. Quando os exorcismos começavam, ela gritava insultos e blasfêmias, não demorou para que começasse a vomitar alfinetes de metal, tranças de cabelo, pedaços de madeira e até mesmo pedras! Parece ficção, não é mesmo?

É claro, quem não acredita em céu ou inferno, Deus e Diabo, certamente não acredita em possessões demoníacas e encontra respostas psicológicas e psiquiátricas neste comportamento. Afinal, não há mesmo como saber se tudo isso aconteceu. Porém, respondendo a pergunta que rege esta matéria… Sim, existem exorcismos como nos filmes e existem exorcistas autorizados pelo próprio Vaticano.

Surreal, não é mesmo? Comente!