Se você é um bom brasileiro com certeza ama um bom café após o almoço. O café é bastante importante, inclusive, para história do Brasil, estando incluso no nome de uma época do nosso passado: café com leite. Você prefere a bebida com leite ou pura? Sabe qual tem mais benefícios?

A mistura do café com leite é tão popular no Brasil e em Portugal quanto o feijão com arroz. Sendo uma simples junção entre café e leite, a bebida pode apresentar qualidades inúmeras. Por contar com leite, há alta concentração de cálcio no líquido, assim, fornece benefícios aos ossos e dentes. Proteínas também estão presentes, desempenhando importante papel nas células. Além disso, há as qualidades da própria cafeína, como antioxidantes.

Já o café apresenta, apresenta função essencial no sistema nervoso central, ativando-o de maneira mais ágil. Atua no metabolismo , melhora o fígado,  evita o Parkinson e acelera o coração, permitindo melhor circulação sanguínea. Assim, a cafeína em sua forma pura também tem seus bônus representados.

Antes de chegar à conclusão, deve-se ressaltar outro ponto, que pode se tornar prejudicial a ambos líquidos: o açúcar. O excesso de açúcar pode ser a causa de diversas doenças, sendo a mais comum o diabetes. Alguns tipos de câncer, problemas hepáticos e no coração também podem estar diretamente ou indiretamente relacionados ao soluto. Por isso, independente da bebida ingerida, procure evitar o açúcar e, caso já tenha adquirido o hábito, procure trocar o açúcar por doces junto ao café, ou ainda, diminuir a concentração com o tempo.

Não há um motivo objetivo para escolher entre as duas bebidas, justamente por uma delas, o café com leite, ser a junção de café com leite. Por isso, tende a apresentar benefícios extras, além dos do café, tem ainda os do leite. Então, considerando valor proteico e nutricional, o café com leite apresenta uma gama mais adequada a ingestão diária.

E aí, qual você prefere? Compartilhe e conte-nos mais aqui nos comentários.