Quando se fala no Alasca, muitas pessoas logo imaginam um lugar extremamente frio, cheio de geleiras, neve e esquimós. No entanto, o que pouca gente sabe é que as características geográficas desse estado norte-americano são muito mais versáteis do que o senso comum nos leva a crer. Por exemplo, você sabia que no Alasca existem dunas de areia que se assemelham a vários locais desérticos do planeta?

O Parque Nacional do Vale de Kobuk, no Alasca, é um dos parques nacionais com localização mais remota do mundo. Situado à beira do círculo ártico, este parque não conta nem mesmo com estradas ligadas à ele. Por isso, a única maneira de chegar lá é a pé, de trenó, ou através de aviões fretados. Mas o que mais chama a atenção dentro do parque de 1,7 milhão de acres são as Grandes Dunas de Areia de Kobuk, consideradas por muitos uma das maiores esquisitices do Alasca e um vestígio das imensas geleiras continentais que antes cobriam grande parte da América do Norte.

voce sabia que existem dunas de areia no alasca 1

Curiosamente, o Parque Nacional do Vale de Kobuk contém não apenas uma, mas três dunas de areia: as Grandes Dunas de Areia de Kobuk, as Pequenas Dunas de Areia de Kobuk e as Dunas do Rio Hunt, que juntas cobrem 20.000 acres de terra, mas que já chegaram a cobrir uma área dez vezes maior no passado. Acredita-se que essas dunas se formaram através da ação de moagem das geleiras e pela subsequente deposição de areia por correntes glaciais que se esvaziavam no que antes era um grande lago no vale de Kobuk, há cerca de 150 mil anos atrás.

voce sabia que existem dunas de areia no alasca 2

O vento esculpiu a areia em dunas que podem alcançar até 30 metros de altura e que são estabilizadas pela vegetação da área ao seu redor. O fato mais incrível de tudo isso é que, embora as dunas estejam localizadas perto do Círculo Ártico, as temperaturas do verão podem chegar a incríveis 37 graus Celsius!

voce sabia que existem dunas de areia no alasca 3

O resto do parque é constituído por terras úmidas formadas pelo rio Kobuk que atravessa o parque. Uma grande variedade de vida selvagem pode ser encontrada no Vale de Kobuk, incluindo ursos pardos e pretos, alces, raposas, lobos e várias aves aquáticas. O rebanho de renas do Ártico Ocidental, o maior do Alasca e com aproximadamente 490 mil animais, viaja pelo parque durante o período de migração da espécie, promovendo um visual ainda mais interessante de se observar.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!