As minhocas são animais anelídeos comumente encontradas no solo. Além de desempenharem um papel muito importante na cadeia alimentar para animais de pequeno e médio porte (como peixes, aves e guaxinins), elas também ajudam na aeração e quebra do solo enquanto obtêm alimentos de organismos menores. Mas afinal, se essas criaturas adoram viver debaixo da terra, como elas conseguem se alimentar? E que tipo de comida elas consomem?

Alguns pesquisadores descrevem as minhocas como animais detritívoros, o que significa que elas comem plantas e animais em decomposição. As minhocas geralmente comem pequenos microorganismos e restos matérias orgânicas, como folhas mortas e grama enquanto estão na superfície do solo. Enquanto sob o solo, as minhocas se alimentam de algas, bactérias e fungos, incluindo um tipo específico chamado “micorriza”, que cresce nas raízes de certas plantas.

o que as minhocas comem 1

As minhocas mantidas em criadouros próprios podem ser alimentadas com restos de certos alimentos, como frutas e legumes. Alimentos como carne e produtos lácteos também podem ser aproveitados, desde que em pequenas quantidades, mas comidas processadas devem ser totalmente evitadas. Curiosamente, as minhocas conseguem ingerir uma quantidade de alimentos correspondente ao seu próprio peso corporal por dia, mas quanto menor a quantidade, mais fácil elas conseguirão digerir e processar tudo o que comeram.

Vale destacar que as minhocas desempenham um papel importante no aumento da fertilidade do solo. Elas convertem grandes matérias orgânicas em um húmus muito rico de nutrientes. As minhocas conseguem desempenhar essa função ao puxar para baixo uma grande quantidade de matéria orgânica que acaba sendo misturada com o solo. Até mesmo as suas fezes são benéficas para a terra, já que elas contêm matérias parcialmente digeridas que possuem muitos nutrientes. As atividades de escavação das minhocas também ajudam a manter a estrutura do solo, a drenagem e a aeração, o que muitas vezes pode ser perfeito para plantações.

Quem diria que as minhocas poderiam ser tão interessantes, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!