Curiosidades

O que são resíduos verdes?

Caso você resolva fazer uma limpeza geral na sua casa ou promover um projeto comunitário, você provavelmente vai se deparar com muitos resíduos de vários tipos diferentes. Os resíduos verdes são um dos tipos de resíduos que você poderá encontrar ao longo do seu trabalho, mas talvez não saiba o que eles realmente são. Ao longo desse post, você conhecerá um pouco sobre eles e como a sua separação para uma lixeira separada podem beneficiar todo o meio ambiente.

Resíduos verdes é um termo que foi inventado para se referir aos resíduos orgânicos que podem se decompor e que contam com uma alta concentração de nitrogênio. Alguns dos materiais que compõem os resíduos verdes mais comuns incluem folhas, mato, aparas de grama e restos de vegetais. No entanto, vários objetos, como feno e folhas secas, nem sempre são considerados resíduos verdes, pois apresentam uma maior concentração de carbono do que nitrogênio. Pesquisas demonstraram que a atividade humana é a principal fonte de resíduos verdes, sendo países como Estados Unidos, China e Reino Unido alguns dos principais produtores desses resíduos.

Em algumas países, o governo está ativamente envolvido na coleta e gestão de resíduos verdes, pois eles podem ser usados ​​para diversas finalidades, como a produção de energia renovável e a fabricação de solos superficiais. Quando o assunto é energia renovável, os resíduos verdes são geralmente usados ​​na produção de biogás. Quando parte do resíduo verde se decompõe, ele produz etanol celulósico, que é um importante biocombustível, podendo promover uma redução na dependência de gases de petróleo. Quando usados na produção de solos superficiais, os resíduos verdes são muito importantes porque aumentam a capacidade de retenção de água e introduzem minerais nos solos.

Como você pode ver, a reciclagem desses resíduos é uma atividade muito benéfica, pois pode contribuir para reduzir o número de gases do efeito estufa no meio ambiente, além de reduzir o despejo de dejetos em aterros sanitários. Obviamente, a sua reciclagem ainda está restrita a poucos locais no mundo, mas os ambientalistas esperam que isso mude em um futuro próximo, graças principalmente à divulgação do seu processo de aproveitamento.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário com a gente!

Leia Também: