Sou católica e desde pequena frequento a igreja com certa frequência. Lembro que quando fiz a primeira comunhão, minha maior curiosidade era descobrir qual seria o gosto da hóstia. Neste domingo, quando fui a missa, enquanto comungava um pensamento rápido veio a minha mente: Quem será que fabrica a hóstia?

Começando pelos conceitos, como sempre, a hóstia sagrada é o nome do pão consagrado pelo sacerdote ordenado, bispo em primeiro ou ainda presbítero em segundo lugar. Diáconos também podem fazer a consagração do pequeno alimento. A palavra hóstia deriva do latim hostiam que significa vítima e simboliza Jesus já que ele foi vítima da humanidade e morreu em prol da remissão de nossos pecados segundo a crença da Igreja Católica.

quem fabrica hostia tricurioso 1

Para a celebração deste rito, é utilizado o chamado pão ázimo que é feito artesanalmente com ou sem auxílio de máquinas. Esse processo de fabricação é feito por religiosos em mosteiros na maioria dos casos, sendo que o corte circular e feito uma um por tesoura de forma extremamente manual. Porém, é claro que também existem grandes empresas e indústrias da iniciativa privada, sendo ou não gerenciadas por organizações religiosas, onde são produzidas hóstias de dois tamanhos: 3 centímetros de diâmetro e 0,6 gramas para os fiéis e 7,8 centímetros para os sacerdotes.  Quando não-consagrada, a hóstia é chamada de partícula.

Curioso, não é mesmo? Comente!