Quando se trata dos líderes mundiais famosos que de alguma forma deixaram a sua marca no mundo, é importante mencionar que existiu um líder francês que conseguiu se destacar entre todos os outros. De quem estou falando? Napoleão Bonaparte, cuja história e trajetória vamos explorar ao longo desse post.

Napoleão Bonaparte nasceu em 15 de agosto de 1769, na ilha da Córsega, na costa sudeste da França. Durante a época do seu nascimento, a Córsega já era ocupada pelos franceses e recebia grandes investimentos do governo central, especialmente na área militar, o que de certa forma fez com que Napoleão crescesse em escolas militares. Com o desenrolar da Revolução Francesa, as oportunidades de ascensão para os líderes militares ambiciosos como Napoleão surgiram como nunca antes. Alinhando-se com os líderes do alto escalão, Napoleão logo se viu nomeado como comandante do Exército do Interior.

quem foi napoleao bonaparte 1

Através de promoções subsequentes, Napoleão provou ser um líder e estrategista militar muito inteligente. Ele também foi um político astuto que ajudou a criar uma nova constituição para a França, o que eventualmente o fez governar o país. No governo, Napoleão Bonaparte implementou amplas reformas que fortaleceram a economia da França, assim como suas instituições jurídicas e educacionais. De fato, Napoleão é famoso pela implementação do que ficou conhecido como “Código Napoleônico”, que concedia a liberdade de religião, eliminava privilégios baseados no nascimento e exigia que os empregos públicos fossem dados aos mais qualificados para ocupá-los, ao invés de apenas seguir uma linha sucessória.

Apesar de ter negociado um tratado de paz com outros países da Europa, a sede pelas conquistas militares de Napoleão logo colocou a França novamente em guerra com a Grã-Bretanha, a Rússia e a Áustria. Sem muita surpresa, as habilidades militares de Napoleão fizeram a França ganhar muitas batalhas, expandindo enormemente o seu império. No entanto, seu sucesso militar não duraria para sempre. Começando em 1810, as forças de Napoleão começaram a sofrer uma série de derrotas que deixariam as forças francesas dizimadas e espalhadas irregularmente pela Europa. Napoleão finalmente se rendeu em 1814, sendo exilado logo depois na Ilha de Elba.

quem foi napoleao bonaparte 2

Mas a sua trajetória não acabaria por aí. Em março de 1815, ele escapou de Elba e triunfalmente retornou ao poder em Paris, de modo que não demoraria muito para ele levar a França de volta aos campos de batalha. Infelizmente para Napoleão, ele logo enfrentaria uma derrota final e decisiva na Batalha de Waterloo. Temendo a possibilidade de que ele pudesse voltar, os britânicos exilaram Napoleão na Ilha de Santa Helena, no sul do Oceano Atlântico. Ele passou seus últimos anos por lá, até morrer em 5 de maio de 1821 por conta de uma suposta úlcera gástrica. No entanto, a sua morte gera controvérsias até hoje, já que algumas pessoas levantam a possibilidade de que ele teria sido assassinado por envenenamento.

Muitos historiadores consideram Napoleão Bonaparte como um dos maiores comandantes militares de todos os tempos, tanto é que algumas das suas campanhas militares são estudadas em academias militares até hoje. Além disso, suas reformas políticas deram o tom para maiores liberdades civis, já que o Código Napoleônico foi adotado de alguma forma por muitos outros países no mundo.

E você, já conhecia a história de Napoleão? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!