Muitos jovens adolescentes sonham em completar 18 anos visando finalmente conseguir uma maior independência dos pais. O problema é que ter essa idade não faz muita diferença se você ainda for economicamente dependente dos seus genitores, afinal, do que adianta ser maior de idade e não ter para onde ir, não é mesmo? Pois bem, algo parecido acontece no mundo geopolítico, mais especificamente em lugares que detêm uma certa independência, mas que ao mesmo tempo ainda dependem de estados maiores. Esses territórios são chamados de “protetorado”.

Basicamente, um protetorado é um território que ainda depende economicamente ou defensivamente de uma nação soberana em particular. Essa nação soberana geralmente concede à nação dependente uma autonomia local e alguma independência para administrar alguns dos seus problemas. No entanto, apesar da sua autonomia local, o protetorado geralmente depende muito das contribuições da nação soberana. Em termos ainda mais simples, podemos dizer que um protetorado é um pequeno país ou território que é protegido e controlado por um outro país mais poderoso, o que o transforma em uma parte autônoma de um estado soberano maior.

o que e um protetorado 1

Gibraltar é um protetorado da Grã-Bretanha.

O Estado soberano e o protetorado precisam assinar um acordo bilateral no qual as duas nações concordam que o Estado soberano protegerá o protetorado, desde que o território dependente concorde com certas obrigações que podem variar a depender da natureza do relacionamento. Nessa relação, a nação soberana geralmente impõe algumas regras e obrigações ao protetorado, mas isso não pode ser confundido como uma espécie de colonização. O principal objetivo do Estado soberano é proteger e defender os seus protetorados, enquanto uma colônia é inteiramente governada pela nação colonizadora.

Ao longo da história, a Grã-Bretanha sempre teve muitos territórios protetorados, especialmente na África Subsaariana e na Ásia. A maioria desses locais eram inicialmente protetorados britânicos antes de se tornarem colônias britânicas e posteriormente conquistarem as suas independências. Estes países incluem Quênia, Uganda, Gâmbia, Gana, Nigéria, Serra Leoa e Tanzânia. Curiosamente, a Grã-Bretanha ainda possui 14 protetorados nos dias atuais, incluindo Gibraltar, Bermudas e Ilhas Cayman.

E você, já tinha ouvido falar nesse termo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!