Para tentar entender melhor o mundo e as características das sociedades em que vivemos, foi necessária a criação de diversos campos de estudos bastante específicos. O problema é que muitos deles nem sequer são relativamente conhecidos entre o grande público, o que pode causar uma certa confusão com relação às suas reais funções. Ao longo desse post vamos explorar o conceito da “etnografia”, um campo de estudo pouco conhecido, mas que desempenha uma enorme importância.

A etnografia é uma metodologia de pesquisa qualitativa que envolve o estudo de um grupo cultural que vive em um determinado ambiente por um longo período de tempo. Para conseguir realizar o estudo, o etnógrafo precisa mergulhar no cotidiano das pessoas e se tornar um participante do meio em questão para entender perfeitamente os seus significados e experiências culturais, seja por meio de observação ou até mesmo por entrevistas. É por isso que a etnografia é considerada um método de pesquisa das ciências sociais, que faz parte da antropologia.

o que e etnografia 1

Museu de Etnografia em Budapeste, na Hungria.

A etnografia é importante para os cientistas sociais porque ajuda a desenvolver uma compreensão clara de muitas questões que levam ao comportamento e interações das pessoas. Em outras palavras, isso quer dizer que a etnografia ajuda a responder perguntas de como e por que as pessoas de uma determinada comunidade ou ambiente cultural pensam, se comportam e interagem da maneira que fazem. No entanto, é importante destacar que, na metodologia de pesquisa de hoje, a definição desse campo de estudo não se limita apenas às questões culturais, mas também a qualquer comunidade que constitua um comportamento específico. Por exemplo, o etnógrafo pode decidir estudar e documentar sistematicamente o cotidiano e as interações de certas escolas, uma determinada rua, corporações ou até mesmo de um grupo de torcedores de um clube de futebol.

Vale mencionar que os etnógrafos também podem enfrentar certos desafios no andamento de suas pesquisas, como a dificuldade em ganhar confiança entre as pessoas estudadas. Muitas vezes pode levar um tempo relativamente longo para estabelecer um relacionamento e ser aceito entre a comunidade, mas segundo boa parte desses profissionais, a satisfação final é algo sempre marcante.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!