O forno de micro-ondas é sem dúvidas um das invenções que mais revolucionaram o modo como aquecemos e preparamos certos alimentos, afinal, a sua praticidade exige apenas alguns toques no painel para fazer a mágica acontecer. No entanto, quem usa esse eletrodoméstico com uma certa frequência já deve ter resmungado bastante ao ter que limpar a sujeira causada pela “explosão” de determinados alimentos. Mas afinal, o que essa maravilha da engenharia moderna tem que torna alguns alimentos mais propensos a explodir?

Para entender o que acontece nesses casos, é preciso levar em consideração o fato de que os fornos de micro-ondas usam uma forma inofensiva de radiação eletromagnética para aquecer alimentos. Dessa forma, enquanto um forno tradicional transfere o calor do lado de fora da comida para o seu interior, o micro-ondas consegue penetrar mais profundamente no alimento, pois aquece o interior diretamente. Embora o calor seja capaz de escapar do lado de fora do alimento no micro-ondas, uma parte desse calor geralmente fica presa internamente, cozinhando a comida mais rapidamente por dentro.

por que alguns alimentos explodem no micro ondas 1

Em casos desse tipo, se a comida tiver um alto teor de água, como um ovo ou uma batata, a água se expande e consequentemente se transforma em vapor. Sem ter como deixar o vapor escapar, a pressão interna aumenta rapidamente e a níveis tão altos que faz a comida explodir, ao mesmo tempo em que provoca uma sujeira capaz de desanimar qualquer cidadão.

É por isso que você precisa fazer furos em batatas ou colocar tampas plásticas que permitam uma melhor ventilação sobre alimentos congelados antes de aquecê-los no micro-ondas, já que esse macete dá ao vapor uma espécie de “rota de fuga”. Para certos alimentos como molhos e até mesmo a farinha de aveia, mexer a mistura frequentemente é a melhor maneira de dissipar o vapor e evitar respingos por toda a parte interna do aparelho. Lembre-se que os alimentos propensos a explodirem no micro-ondas geralmente apresentam muita água em sua composição, por isso, basta analisar o alimento previamente para deduzir a sua probabilidade de causar uma explosão.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!