Curiosidades

Você sabia que existem vulcões de lama?

Você sabia que existem vulcões de lama?

Quando se fala em vulcão, muita gente logo imagina uma gigante montanha cuja cratera expele uma enorme quantidade de lava. Mas você sabia que existem vulcões de lama? Descubra ao longo desse post o funcionamento dessa estrutura geológica pra lá de curiosa.

Os vulcões de lama ocorrem quando as pressões das profundezas da Terra causam a liberação de uma lama viscosa e com um cheiro forte. Os vulcões de lama geralmente surgem em zonas de subducção, onde uma das placas tectônicas da Terra se move sob outra, fazendo com o solo se mova devido à gravidade em seus pontos convergentes. Vale destacar que as erupções desses vulcões geralmente liberam um número considerável de gases, especialmente grandes quantidades de metano e quantidades menores de nitrogênio e dióxido de carbono.

A principal diferença com relação aos vulcões comuns é que os vulcões de lama não produzem lavas ou cinzas, além do fato de que eles também são geralmente bem menores. O Azerbaijão possui o maior número de vulcões de lama do mundo. Com um total de pelo menos 400 deles, esse país possui um terço dos vulcões de lama já descobertos em todo o mundo. Desses, 200 estão localizadas em uma área de mil quilômetros, sendo que alguns deles originaram ilhas e bancos submarinos, sejam temporários ou até mesmo permanentes. Os dois maiores vulcões de lama do Azerbaijão são o Turaghai e o Boyuk Khanizadagh. No entanto, o maior vulcão de lama do mundo é o Sidoarjo Mudflow, localizado em Lusi, na Indonésia, que tem uma altura de aproximadamente 700 metros e uma largura de 9 quilômetros.

É importante destacar que alguns vulcões de lama também podem ser feitos pela ação do homem. Esses tipos de vulcões geralmente surgem como um produto da mineração ou perfuração do solo local, o que cria linhas de falha subterrâneas. Quando o solo profundo da Terra se solta em um processo chamado “descompactação”, gases são liberados a uma taxa alta, fazendo com que a lama adquira flutuabilidade e jorre para a superfície através de aberturas e fraturas na crosta terrestre.

E você, já conhecia esse tipo de vulcão? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Leia Também: