As capivaras são os maiores roedores do mundo. Por serem criaturas muito sociáveis ​​e de certa forma amadas por muitos outros animais, não é algo lá muito anormal ver capivaras descansando ao lado de crocodilos! De fato, existem muitas razões pelas quais as capivaras são um dos membros mais queridos do reino animal e vamos explorar algumas delas ao longo dos fatos curiosos a seguir:

1. O nome “capivara” vem de uma palavra tupi chamada “kapi’wara”, que por sua vez significa “comedor de capim”.

2. Além de rápidas corredoras em terra, as capivaras também são excelentes nadadoras na água. Elas podem ficar submersas por cerca de cinco minutos! Como resultado, esses animais podem escapar dos predadores com uma maior facilidade ao se esconderem debaixo d’água.

curiosidades interessantes sobre as capivaras 1

3. Embora às vezes vivam solitariamente, as capivaras podem andar em grupos de 10 a 20 membros. Durante as estações secas, esses animais podem se reunir em torno de fontes de água em grupos de até 50 animais!

4. A dieta de uma capivara consiste majoritariamente de plantas aquáticas, ervas, grama e frutas. Curiosamente, elas podem ser muito seletivas em seus hábitos alimentares. Por exemplo, elas podem comer uma espécie de planta na estação seca e abandoná-la durante a estação chuvosa, quando há muita grama de melhor qualidade disponível.

5. As capivaras têm pés ligeiramente palmados e rabos vestigiais, características que ajudam a explicar a natureza semi-aquática desses animais. Os pés permitem que elas nadem na água, além de manter o seu equilíbrio no chão macio e lamacento.

curiosidades interessantes sobre as capivaras 2

6. Não importa quão longe de casa elas saiam em busca de comida, as capivaras sempre voltam para o seu lar. Elas geralmente contam com o seu excelente olfato para traçar o caminho de volta, promovendo uma espécie de “GPS natural”.

7. Elas também podem dormir em lagos, geralmente em dias extremamente quentes, sempre mantendo os narizes acima da água para respirar.

8. As capivaras são criaturas tão amigáveis que permitem que outros animais brinquem em torno delas o quanto quiserem. Além de serem sociáveis, elas também têm um corpo pesado e em forma de barril que permite carregar outros animais sem maiores problemas.

curiosidades interessantes sobre as capivaras 3

9. O pelo das capivaras nem sempre é suficiente para cobrir todo o seu corpo, que pode chegar até 1,3 m de comprimento. Como resultado, elas são suscetíveis a queimaduras solares. A fim de proteger a pele do calor do sol, elas costumam buscar cobertura na água ou na lama.

10. As capivaras e as fontes termais do Japão combinam tão bem que o país recentemente organizou uma competição de “banho de capivara”. A competição contou com quatro parques de animais participando e o objetivo era determinar a capivara que poderia ficar mais tempo “relaxando” nas águas que as demais.

Animal bem interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!