Nos dias atuais, computadores e smartphones promovem o uso de vários tipos de imagens simples que podemos inserir nas nossas mensagens, o que de certa forma ajudar a tornar a nossa comunicação mais eficiente. Essas imagens são os populares “emojis”, que por sua vez representam diferentes expressões faciais, objetos, lugares, animais e tipos de clima. Mas afinal, quem foi o responsável por inventar essas “figurinhas” que se tornaram tão populares no mundo digital?

Os emojis foram inventados em 1998 por um japonês chamado Shigetaka Kurita. Nessa época, Kurita trabalhava para a NTT DoCoMo, a principal empresa de telefonia celular do Japão, onde ele fazia parte de uma equipe encarregada de desenvolver o primeiro sistema de internet móvel da empresa. O sistema deles limitava os usuários a 250 caracteres por mensagem, então Kurita achou que a inclusão de imagens simples faria com que os usuários se comunicassem com mais eficiência, usando menos dados móveis.

quem inventou os emojis 1

Shigetaka Kurita.

O primeiro conjunto de emojis contava com 176 imagens muito simples, cada uma com uma resolução de 12 por 12 pixels, que expressavam uma variedade de emoções e ideias, incluindo coisas como o clima, alimentos, bebidas, sentimentos e humor. Kurita inspirou-se nos quadrinhos japoneses (mangás) e nos caracteres chineses usados ​​no moderno sistema japonês de escrita (kanji) para a criação dos emojis. A palavra emoji significa literalmente “imagem + letra”. É importante destacar que os emojis são diferentes dos emoticons. Os Emoticons têm um propósito similar, mas eles são feitos usando caracteres regulares. Por exemplo, você pode criar um rosto sorridente usando dois pontos, um traço e um parêntese: :-). Emojis, por outro lado, são imagens ou ícones reais.

Os emojis de Kurita rapidamente se tornaram um enorme sucesso no Japão e logo foram adotados por outras empresas japonesas de tecnologia. No entanto, levou um certo tempo para eles se espalhassem para as plataformas de tecnologia em outros países, muito por conta da limitação tecnológica de certos dispositivos no final do século XX e início do século XXI.

quem inventou os emojis 2

Os primeiros emojis.

A popularidade dos emojis nos Estados Unidos é atribuída em grande parte à sua inclusão pela Apple em seu sistema operacional iOS no final dos anos 2000. No entanto, a popularização em massa dessas figurinhas realmente aconteceu em 2010, quando eles foram padronizados pelo Unicode, que é o padrão universal de caracteres usados na comunicação eletrônica. A padronização permitiu que empresas gigantes da tecnologia, como Microsoft, Google, Twitter e Facebook, pudessem desenvolver seus próprios emojis, que por sua vez poderiam ser reconhecidos independentemente do sistema operacional utilizado.

Uma invenção muito útil na era moderna, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário! 😀