Em muitos países, os termos “biótopo” e “habitat” costumam ter o mesmo significado, já que ambos são influenciados pela composição de uma biosfera e são usados para descrever uma área específica. No entanto, existem certos parâmetros usados para estabelecer as diferenças entre um biótopo e um habitat, incluindo suas principais definições, históricos de uso e respectivas características. Que tal descobrir o que cada um representa?

Um biótopo é definido como uma região que possui um ambiente biológico uniforme, promovendo a interação com uma comunidade específica de espécies animais e vegetais. Por outro lado, um habitat é um ambiente natural no qual existe uma espécie particular de planta ou animal. Assim, podemos definir que um habitat é baseado em uma população específica, enquanto um biótopo é baseado em uma comunidade biológica. A palavra “habitat” vem da palavra latina “habere”, que por sua vez significa “ter” ou “manter”. O biótopo é derivado de duas palavras gregas, “bios” e “topos”, onde “bios” significa “vida” e “topos” significa lugar”.

qual e a diferenca entre habitat e biotopo 1

Uma característica que distingue facilmente um biótopo é a sua natureza em microescala, já que um biótopo abrange um ambiente relativamente pequeno, às vezes tão pequeno quanto um vaso de flores. Por outro lado, um habitat não fica limitado a uma área específica, podendo cobrir desde uma grande área geográfica ou até mesmo uma área microscópica. Por exemplo, os habitats do tigres siberianos abrangem centenas de quilômetros, enquanto o habitat de parasitas e bactérias cobre uma pequena área microscópica.

Por fim, vale destacar que existem mais exemplos de biótopos do que de habitats, já que os biótopos são geralmente pequenos. Habitats são geralmente classificados em três categorias principais, que incluem habitats marinhos, de água doce e terrestres. Exemplos de habitats incluem desertos, florestas, savanas, rios, lagos, lagos, pântanos e praias. Por outro lado, exemplos de biótopos podem incluir pedras, arbustos, vasos de flores, jardins e lama.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário com a gente!