Toda nação espera atrair o maior número possível de turistas, afinal, o turismo é uma das formas mais eficazes de movimentar a economia local. No entanto, existem alguns países que não se saem muito bem nesse quesito. Abaixo estão listados os cinco países menos visitados do mundo, ranqueados com base nos dados fornecidos pela Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (UNWTO).

5. Ilhas Salomão (26.000 visitantes anuais)

paises menos visitados do mundo 5

As Ilhas Salomão é um país constituído por 6 ilhas principais e mais de 900 ilhas menores espalhadas pelo Oceano Pacífico. Essa nação tem uma história turbulenta que vai desde combates ferozes durante a Segunda Guerra Mundial até intensas violências étnicas no final dos anos 90 e início dos anos 2000. No entanto, tudo agora está mais calmo e aberto ao turismo. As Ilhas Salomão oferecem uma experiência autêntica da Melanésia em meio a praias de água cristalina, manguezais exuberantes, amplas lagoas e bonitas florestas.

4. Guiné-Bissau (22.000 visitantes anuais)

paises menos visitados do mundo 4

Guiné-Bissau fica localizado na costa oeste da África, fazendo fronteira com Senegal e Guiné. O país ganhou a independência em 1974, depois de vários anos de confrontos contra os colonialistas portugueses. A instabilidade política que dura no país até hoje têm atrapalhado consideravelmente o seu desenvolvimento econômico e turístico. Os poucos turistas que visitam o seu território geralmente se dirigem ao Arquipélago dos Bijagós, que conta com 88 ilhas tropicais e que foi declarada uma Reserva da Biosfera pela UNESCO em 1996.

3. Kiribati (6.500 visitantes anuais)

paises menos visitados do mundo 3

Composto por 33 ilhas, o Kiribati tem uma área total de 800 km², mas que curiosamente estão espalhadas por incríveis 3,5 milhões de quilômetros quadrados do oceano. De fato, o Kiribati é o único país do mundo a ter partes em todos os quatro hemisférios. No entanto, o fato mais curioso fica por conta de que o Kiribati possui o fuso horário mais adiantado do mundo, tornando-se um dos primeiros países a comemorar o Ano Novo, juntamente com Samoa e Tonga.

2. Ilhas Marshall (6.000 visitantes anuais)

paises menos visitados do mundo 2

As Ilhas Marshall compreendem 29 atóis de coral com mais de 1.000 ilhas e ilhotas. Apesar de ser um lugar muito bonito, esse paraíso natural é tão inexplorado que o país muitas vezes se parece com um planeta vazio. Situado no meio do caminho entre o Havaí e a Austrália, os residentes das Ilhas Marshall dependem muito da pesca, mas não estão autorizados a pescar tubarões. Isso porque em 2011 o governo reservou uma área de quase 2.000.000 km² como uma espécie de santuário de tubarões, que por sua vez é o maior do mundo.

1. Tuvalu (2.000 visitantes anuais)

paises menos visitados do mundo 1

Tuvalu é oficialmente o país menos visitado do mundo, tendo recebido apenas dois mil visitantes registrados em 2017. O pequeno país está espalhado por nove ilhas, com uma área total de apenas 26 quilômetros quadrados. Essas ilhas ficam isoladas ao norte de Fiji, na metade do caminho entre o Havaí e a Austrália, o que deve explicar por que tão poucos turistas chegam lá. Curiosamente, Tuvalu ficou um bom tempo sem conseguir ingressar nas Nações Unidas porque não podia pagar uma taxa de entrada de apenas 100 mil dólares. O valor foi posteriormente pago através dos lucros obtidos com o domínio “.tv”, pertencente ao país e que é muito usado por websites de canais de televisão.

E você, já ouviu falar em alguns desses países? Deixe o seu comentário!