Os aviões já fazem parte do cotidiano de muitas pessoas há vários anos. Nesse post listamos coisas que você provavelmente não sabia sobre os aviões.

  1. No pouso e na decolagem, um avião viaja entre 240 e 320 kms/h.
  2. Você já notou que nas asas de alguns aviões existem puxadores amarelos? Eles servem para em caso de um pouso na água, as asas do avião ficariam escorregadias, então os comissários passariam cordas por esses puxadores, para ajudar na fuga dos passageiros.
  3. Você já notou que existe um triângulo preto em cima de uma janela do avião? Esse triângulo serve para mostrar qual janela tem a melhor visão das asas e das turbinas. Para que em caso de uma emergência, os comissários saibam exatamente em qual janela olhar para ver se há algo de anormal do lado de fora.

    Avião tricurioso

  4. Você sabia que o ar que respira dentro do avião vem do ar comprimido retirado dos motores da aeronave?
  5. O tempo de duração do oxigênio das máscaras do avião é de cerca de 15 a 20 minutos. Esse tempo é suficiente para o avião descer a uma altitude mais baixa, onde se possa respirar normalmente.
  6. Durante os pousos e decolagens noturnos, as luzes são apagadas para que os passageiros se habituem com a escuridão. Caso seja necessário uma evacuação de emergência, a visão já vai estar acostumada ao ambiente escuro.
    tricurioso avioes
  7. Caso as máscaras de oxigênio caírem, o passageiro tem somente cerca de 15 a 20 segundos antes de desmaiar. Por isso é recomendado colocar a máscara primeiro em você, para depois ajudar os outros.
  8. Aviões comerciais foram planejados para voar mesmo que um dos motores falhe.
  9. Você já ouviu falar em Amelia Earhart? Ela foi a primeira mulher a voar sozinha através do Oceano Atlântico.
  10. Você sabia que o maior avião comercial do mundo é o Airbus A380? Ele tem dois andares e possui quatro motores.

Você conhecia essas curiosidades? Conta pra nós!