O descarte incorreto e o abuso do uso de plástico está nos custando o planeta Terra. Nunca a tecnologia foi tão avançada e  homem tão inteligente. Inteligente mesmo? Estamos em dívida com o mundo, gastando mais do que o planeta consegue nos oferecer. Consumindo água, energia, desmatando florestas, poluindo mares. Fazendo o descarte incorreto do lixo e sobrecarregando o mundo de entulhos.

A consciência ambiental está começando a crescer: supermercados que não oferecem sacolas plásticas, canudos de plástico sendo proibidos e substituídos por de papel, de bambu, de metal.

lixonomar tricurioso

Leia também: Quase 100% das aves marinhas possuem plástico no estômago

Impactos causados pelo plástico no meio ambiente

Produtos de plástico, principalmente as embalagens e canudos, são de uso rápido e dispensável. Logo vão para as lixeiras. Você sabia que ele é a prova de fungo e bactérias? Por isso sua degradação é muito lenta. Em geral demora mais de 100 anos para se decompor totalmente.

O ecossistema que mais sofre com o uso do plástico é o marinho. Quando cai nos oceanos ele se fragmenta em partículas muito pequenas, o microplástico. Este acaba entrando na cadeia alimentar dos animais marinhos.  Estima-se que existam bilhões de toneladas de lixo plástico flutuando nos oceanos.

lixoplastico tricurioso

Você sabia que existe um lugar chamado “Grande Ilha de Lixo do Pacífico”, que nada mais é que um aglomerado de lixo plástico flutuando no mar? O tamanho dessa “ilha” é equivalente ao do território dos Estados Unidos. Se descartado de forma incorreta, o lixo plástico também pode causar entupimento nos bueiros, o que leva a enchentes que acabam por desabrigar pessoas. Especialistas dizem que entre as empresas que mais utilizam plástico, as que causam maior dano são a indústria alimentícia, seguida pela produção de refrigerantes.

Qual a saída?

Pequenas atitudes simples podem colaborar na redução do plástico no ambiente.

  • Trocar o uso do canudo descartável por canudo de vidro, metal, bambu.
  • Levar ao supermercado sua própria sacola de casa.
  • Fazer o descarte correto do lixo plástico.
  • Substituir copos descartáveis por de vidro. Ou por que não levar um copo de casa, reaproveitá-lo?
  • Evitar jogar lixo no meio ambiente. Lixo é na lixeira.
  • Ao ir a praia, levar seu lixo embora, ou pelo menos até a lixeira mais próxima.

Já fez sua parte hoje? Comente!