A caravela-portuguesa é simplesmente um dos animais aquáticos mais lindos que já vi, mesmo que não pessoalmente. Porém, ele sempre me despertou curiosidade e hoje decidi trazer algumas informações sobre ele. Vamos descobrir mais?

A caravela-portuguesa, cujo nome científico é Physalia physalis, é na verdade um organismo em colônia onde vivem zooides ligados uns aos outros que não conseguem viver de forma independente. Ou seja, não é apenas um animal, são vários! Eles vivem nos oceanos tropicais, tem coloração azul, rosa ou roxa, tudo depende do ambiente, e tentáculos com células urticantes que são um verdadeiro terror para a pele, a queimando em até terceiro grau. Seu nome deve-se a grande semelhança aos navios de guerra chamados caravelas, por isso a associação.

o que e caravela portuguesa tricurioso 1

Na água, a caravela-portuguesa não é capaz de se mover de forma autônoma, ela flutua e é empurrada com o vento. Seus tentáculos de até 50 cm servem para capturar peixes para sua alimentação. Em sua colônia vivem quatro tipos de pólipos, são eles: um pneumatóforo que é transformado numa vesícula repleta de ar, domonoctozooides que formam os tentáculos, gastrozooides que formam o estômago e gonozooides que formam os gâmetas para a reprodução. As células urticantes ficam nos tentáculos, é com esta parte que você deve se preocupar, logo se você ver uma caravela-portuguesa andando por ai, jamais toque nesta parte de seu corpo. Na cadeia alimentar, elas são comida para tartarugas-marinhas imunes ao seu veneno.

Incrível não é mesmo? Comente!