Os acontecimentos recentes referentes aos rompimentos das barragens de minério em Minas Gerais despertaram bastante revolta por parte do público com relação ao descaso das empresas mineradoras com o meio ambiente. Mas infelizmente, a atividade invasiva do ser humano na natureza e as suas consequências catastróficas são coisas que acontecem há muito tempo e em várias partes do mundo. Nesse post, vamos explorar um pouco da história do vilarejo de Geamana, que antes era um povoado movimentado e muito bonito encravado em um vale romeno, mas que acabou sendo varrido do mapa para dar lugar a um lago tóxico de rejeitos de minério.

Até o ano de 1978, a vila de Geamana prosperava com uma população notavelmente confortável e feliz que vivia tranquilamente em um vale que contava com características naturais exuberante. Nesse mesmo ano, foram encontradas ricas reservas de cobre nessa região, o que inicialmente deixou as pessoas da região esperançosas de que a sua exploração poderia trazer uma maior liberdade econômica e desenvolvimento para Gemana. Mas no final das contas, a mineração acabou trazendo desespero aos moradores da vila, pois criou enormes quantidades de resíduos tóxicos que tinham que ser descartados de alguma forma.

conheca geamana a vila romena que se tornou um lago toxico 1

O antes e o depois da igreja de Geamana.

Vendo que a região de Geamana seria o único local possível para agregar a “sopa tóxica recém-cozinhada”, o ditador romeno Nicolae Ceausescu simplesmente ordenou que a vila fosse abandonada, pois os dejetos inundariam todo o vale, transformando-o em uma espécie de bacia de retenção. Uma vez inundada com água, Ceausescu deu sinal verde ao despejo de enormes quantidades ​​de elementos tóxicos no novo lago, transformando as águas em um lodo multi-colorido e apagando quase toda a memória de Geamana da terra, exceto por alguns telhados e a torre solitária de uma igreja que podiam ser vistos sobressaindo da água.

conheca geamana a vila romena que se tornou um lago toxico 2

Pouca coisa sobrou da vila.

A maioria dos cidadãos tiveram que migrar para outras aldeias vizinhas, mas alguns resolveram arriscar as suas vidas ao simplesmente se mudar para as bordas da área de inundação, onde continuam a viver até hoje sem nenhum tipo de infraestrutura pública por perto, como escolas ou hospitais. Estima-se que 20 aldeões ainda moram na região, pois conseguiram se mudar para lugares cada vez mais altos à medida que o lago subia.

conheca geamana a vila romena que se tornou um lago toxico 3

Cemitério do vilarejo.

Realmente é muito triste ver que Geamana, antes uma vila muito fértil, hoje está coberta por 90 metros de lixo industrial. Mas o que é ainda mais triste é ver que boa parte dos governos e mineradoras parecem não dar a mínima para os equívocas do passado, continuando a cometer os mesmos erros nos dias atuais.

Um triste evento, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!