Nos últimos anos, uma das causas mais comuns do desmatamento global e da destruição da vida selvagem tem sido os incêndios florestais. A Terra por si só já é considerada um planeta fundamentalmente inflamável devido a uma combinação que inclui uma vegetação rica em carbono, climas secos e oxigênio na atmosfera, mas outros fatores contribuem ainda mais com potenciais incêndios desse tipo. Mas afinal, qual seria a principal causa do recente aumento no número de incêndios florestais?

A atividade humanas em áreas de florestas é a causa número um do surgimento de incêndios florestais. Fumar perto da vegetação pode causar um incêndio generalizado pelo simples fato do fumante jogar um cigarro na vegetação sem extinguir completamente a sua extremidade em chamas. Para piorar ainda mais a situação, alguns incêndios podem levar algumas horas até serem percebidos, pois o fogo começa e se espalhar muito lentamente no início, antes de ganhar uma força considerável. Além disso, produtos derivados de petróleo usados ​​em equipamentos de extração de madeira também podem causar incêndios quando há vazamentos sobre a vegetação.

o que causa os incendios florestais 1

Vale destacar que falhas elétricas de instalações próximas a florestas também podem causar incêndios. Em alguns casos extremos, algumas pessoas acabam provocando incêndios deliberadamente durante a caça para capturar animais selvagens, enquanto outros queimam as florestas para abrir caminho para atividades agrícolas ou de desenvolvimento econômico. Por fim, é importante mencionar que algumas pessoas também podem iniciar um incêndio sem qualquer motivação aparente, o que é geralmente classificado como incêndio criminoso.

No entanto, fatores naturais também podem causar incêndios em áreas florestais. Nesse tipo de situação, os raios costumam ser os maiores causadores de incêndios, já que as descargas atmosféricas de variadas tensões elétricas provocam fogo através da queima direta da vegetação com altas correntes. Em ocorrências mais raras, atividades vulcânicas, como erupções, podem causar incêndios difíceis de serem contidos, devido ao fluxo de lava e outros riscos associados à esse tipo de evento.

o que causa os incendios florestais 2

Mas ainda que a natureza também desempenhe um papel notável na ocorrência de incêndios florestais, estima-se que 90% deles sejam causados ​​por seres humanos. Por isso, várias autoridades governamentais e organizações ambientalistas têm intensificado o número de campanhas de conscientização sobre as causas dos incêndios para reduzir as suas incidências.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!