A Matinta Perera é um personagem do folclore brasileiro. A lenda é mais conhecida na região norte do país. Não se sabe ao certo a origem da lenda.

A história da Matinta

A Matinta é uma ave misteriosa que só aparece a noite. Diz-se que é um pássaro agourento, que pousa sobre os muros e telhados e passa a assobiar sem parar. Ela só para seu assobio estridente se o morador lhe prometer em voz alta fumo, cachaça ou peixe. No dia seguinte, irá aparecer uma velha pedindo esmolas, é a Matinta vindo cobrar o que lhe foi prometido. Acredita-se que ela tenha poderes que podem causar doenças nas pessoas.

matinta pereira lenda amazonica tricurioso

Há versões que contam que ela seria uma velha bruxa, que se transforma em ave ao anoitecer. Para os índios, ela trazia notícias dos mortos, era a mensageira de outros mundos. Em outras versões, a sina seria hereditária, a transformação em matinta passaria de mãe para filha. Se não tivesse filhas, ela se esconderia na floresta, esperando uma mulher por lá passar. Ao avistar alguma mulher ela perguntaria em voz alta: “quem quer?”. Se a mulher respondesse “eu quero”, naquela mesma noite se tornaria Matinta Perera.

Em algumas versões ela assume a forma de uma velha vestida de preto e com o rosto coberto. Só sai em noites escuras, sem lua. Se ela vê alguma pessoa sozinha, logo dá um grito ou assobio estridente.

A lenda da Matinta Perera tricurioso

Leia também: 12 fatos curiosos sobre os vampiros

Para descobrir quem ela é, ao ouvir seu grito ou assobio a pessoa deve a convidar para vir tomar café em sua casa. No outro dia, a primeira pessoa que aparecer na casa pedindo café seria a Matinta Perera.

Como prender a Matinta

Acredita-se que para prendê-la são necessários uma chave comum, uma tesoura, um rosário bento e uma vassoura virgem. O ritual seria: enterrar a chave, fincar a tesoura em cima do local, colocar o rosário por cima da tesoura. Com isso toda Matinta que passar pelo local ficará aprisionada. Mas quando ela for liberta, o local deve ser varrido com a vassoura virgem, para não espalhar a sina.

Você conhecia essa lenda? Comente!