A Índia é certamente um dos país mais peculiares do mundo. Seus costumes, sua culinária e sua arquitetura são apenas alguns dos fatores que tonam esse país um centro turístico muito interessante. E por falar em arquitetura indiana, hoje vamos explorar a história do Taj Mahal, uma das construções mais emblemáticas de todo o mundo.

O Taj Mahal, que significa “Coroa dos Palácios”, é um palácio localizado na cidade de Agra, no norte da Índia. Ele foi construído em mármore branco com pedras de jade, safira e turquesa. Como a posição do sol muda ao longo do dia, a luz atinge as pedras de diferentes maneiras, o que faz com que elas pareçam mudar de cor. Desse modo, as pessoas que visitam o Taj Mahal pela manhã veem um tom rosa. Ao meio-dia, sua cor é um branco brilhante. Já os visitantes do período noturno costumam dizer que o Taj Mahal adota uma tonalidade dourada.

o que e o taj mahal 1

O Taj Mahal foi construído no início dos anos 1600 sob as ordens de um homem chamado Shah Jahan, que governava o norte da Índia nessa época. Diz a lenda que ele amava tanto a sua esposa Mumtaz Mahal que ele a prometeu que iria construir a maior tumba do mundo para que ela descansasse em paz depois que morresse. Quando Mumtaz Mahal morreu em 1631, Shah Jahan ordenou aos construtores que criassem o Taj Mahal, de modo que mais de 20.000 pessoas e 1.000 elefantes trabalharam no projeto durante 22 anos.

o que e o taj mahal 2

Em 1653, Shah Jahan havia investido na construção um total de 32 milhões de rúpias, o que seria equivalente a mais de um bilhão de dólares nos dias atuais! Depois da finalização da construção, Shah Jahan enterrou Mumtaz Mahal em uma câmara subterrânea sob a cúpula do Taj Mahal. Quando Shah Jahan morreu alguns anos depois, seus filhos o enterraram ao lado de sua esposa. Logo depois, o império de Shah Jahan se desfez e por isso ninguém cuidou do Taj Mahal durante um período de dois séculos. Durante a Rebelião Indiana de 1857, soldados britânicos chegaram a roubar muitas das valiosas pedras de suas muralhas. Por conta disso, as condições estruturais do Taj Mahal pioraram consideravelmente, até o governo indiano decidir limpá-lo e restaurá-lo no final do século XIX.

o que e o taj mahal 3

Hoje, o Taj Mahal é um dos pontos turísticos mais populares do mundo, de modo que mais de três milhões de pessoas o visitam todos os anos. As Nações Unidas fizeram do Taj Mahal um Patrimônio da Humanidade em 1983. Além disso, o palácio também foi nomeado uma das Sete Maravilhas do Mundo em 2007. No entanto, a poluição do ar está colocando em risco o futuro do Taj Mahal. Por isso, o governo indiano está tomando medidas para proteger o palácio, afinal, ele merece continuar encantando os seus visitantes por muitos anos.

Uma construção muito interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!