Localizada na divisa entre as regiões norte e sul da Bélgica, mais especificamente no município de Halle, a cerca de 30 minutos ao sul da capital Bruxelas, encontra-se a floresta de Hallerbos, que possui características bastante interessantes. Do final de abril ao início de maio, alguns hectares de bosques à beira de Hallerbos acabam ficando cobertos por um lindo tapete de jacintos azuis selvagens, atraindo muitos visitante apaixonados pela natureza.

Toda essa “magia” ganha um destaque ainda maior durante o período da primavera, quando a luz do sol consegue penetrar através dos galhos das grandes árvores, transformando o azul pálido das flores em um tonalidade púrpura azulada bastante vívida. O mais incrível é que esse tapete floral se espalha até onde os olhos podem ver, circulando em torno de árvores, se aprofundando em vales e se aglomerando ao redor dos riachos.

conheca hallerbos a floresta azul da belgica 1

A Floresta de Halle já foi parte integrante da Floresta Sonian, a maior floresta de árvores do tipo faia da Europa, que por sua vez se estende pela parte sul de Bruxelas. Durante a Primeira Guerra Mundial, o Hallerbos original foi destruído pelas forças de ocupação, embora algumas antigas árvores de carvalho e faias tenham sobrevivido à devastação e ainda possam ser vistas nos dias atuais. Após a guerra, entre as décadas de 1930 e 1950, grandes esforços de replantio foram realizados, reintroduzindo as árvores e os carvalhos nativos. Por outro lado, os jacintos silvestres são todos naturais e existem na região há séculos.

conheca hallerbos a floresta azul da belgica 2

Além dos jacintos, é possível ver na floresta pequenas flores em forma de taça, folhas de trevo e flores brancas que apresentam uma forma de estrela. Vale destacar que a floresta também conta com outras riquezas. Na primavera, ela agrega um grande número de pássaros, incluindo toutinegras e carriças. Também é possível observar esquilos vermelhos entre os pinheiros, abutres nas clareiras e girinos nas lagoas, o que de certa forma dá um toque ainda mais bonito às características naturais desse lugar.

conheca hallerbos a floresta azul da belgica 3

Um lugar muito bonito, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!