O nosso planeta apresenta características tão complexas que acaba exigindo um número considerável de campos de estudo para analisar e investigar certos processos que ocorrem diariamente ao nosso redor. Hoje vamos explorar um pouco da geomorfologia, uma área de estudo que, apesar de desconhecida por muitos, desempenha um papel importante na compreensão dos processos geológicos da Terra e como eles podem nos afetar no futuro.

A Geomorfologia, em sua definição mais básica, é o estudo das características físicas da Terra e os processos em que essas características são formadas. Em outras palavras, a geomorfologia é o campo de estudo responsável por analisar as formas do relevo terrestre e investigar a sua origem e o seu processo de evolução ao longo da história. A palavra “geomorfologia” vem das palavras da língua grega “geos”, “morfé” e “logos”, que significam “Terra”, “forma” e “estudo”, respectivamente.

o que e geomorfologia 1

Ao longo de milhões de anos, a Terra tem se submetido a um grande número de mudanças. Essas mudanças acabam afetando o terreno do planeta, o que promove um grande impacto na vida de plantas e animais. De fato, as características da Terra foram criadas, alteradas e até mesmo destruídas ao longo de milhões de anos em processos físicos, o que deixa muito claro o fato de que todos esses processos continuarão a moldar o planeta no futuro. É aqui que o estudo da geomorfologia entra em cena, pois já que na Terra não é nada estática, é necessário um estudo específico para compreender todas essas alterações.

Vale destacar que existem campos específicos em que cada geomorfólogo pode se encaixar. Um geomorfólogo glacial, por exemplo, estudará como as geleiras e as camadas de gelo moldaram as formas da terra de uma área específica. Os geomorfólogos fluviais, por sua vez, estudam os rios e os efeitos que a erosão desses locais promovem sobre um determinado terreno. Já a biogeomorfologia é o estudo de como plantas, animais e outros organismos podem mudar o terreno de uma determinada área geográfica ao longo dos anos. Os biogeomorfologistas frequentemente estudam as represas de castores, os efeitos das plantas sobre a erosão do solo e a relação entre os organismos marinhos e seus efeitos nas formações de áreas costeiras.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!