Curiosidades, História

Quem inventou o hóquei no gelo?

O hóquei no gelo é um esporte bastante peculiar, afinal, é disputado em uma superfície congelada extremamente escorregadia, utiliza um curioso disco de borracha e até permite a briga entre jogadores durante a partida. Toda essa mistura de características curiosas ajudou a consagrar esse esporte em vários países, especialmente na América do Norte e na Europa. Mas afinal, quem foi o responsável por criar o hóquei?

Infelizmente, afirmar com total clareza quem foi o inventor do hóquei no gelo é uma tarefa bem mais versátil do que parece. Isto é devido ao fato de que o hóquei no gelo como o conhecemos hoje se desenvolveu ao longo de centenas de anos tendo como base vários outros tipos de esporte. Alguns historiadores descobriram evidências que apontam que jogos como o hóquei já eram praticados na Inglaterra em meados de 1700. Por exemplo, uma gravura de 1797 mostra uma pessoa praticando uma atividade semelhante no rio Tâmisa congelado.

Gravura de 1797 já retratava uma prática semelhante ao hóquei de hoje.

Acredita-se que essa ideia foi levada para a América do Norte por soldados britânicos e outros imigrantes. Chegando ao Canadá, mais precisamente na província da Nova Escócia no início de 1800, o hóquei no gelo começou a evoluir para o esporte de equipe que conhecemos hoje. De fato, o Canadá continua sendo o país mais associado ao hóquei, tendo uma das equipes nacionais mais fortes nesse esporte. O desenvolvimento da versão moderna do hóquei no gelo jogado como um esporte de equipe é frequentemente creditado a James Creighton. Em 1872, ele se mudou de Halifax, Nova Escócia, para Montreal, na província de Quebec, levando consigo patins, bastões de hóquei e um conjunto básico de regras.

James Creighton, o pai do hóquei moderno.

Em 1875, Creighton organizou exibições frequentes de hóquei no Victoria Skating Rink, uma instalação esportiva localizada em Montreal. Depois de praticar por cerca de um mês, o primeiro jogo de hóquei organizado foi finalmente jogado em 3 de março de 1875. O jogo contou com nove jogadores em cada equipe, incluindo Creighton e alunos da Universidade McGill. Em vez de usar uma bola ou uma rolha, os times jogavam com um pedaço de madeira plano e circular criado por Creighton, que anos mais tarde evoluiria para o disco de borracha (puck) usado atualmente.

Partida disputada no Victoria Skating Rink.

Hoje, o hóquei continua sendo um esporte popular em várias partes do mundo, especialmente nos países do hemisfério norte. Desde competições universitárias à ligas profissionais como a NHL, o hóquei continua a entreter milhões de fãs todos os anos.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário com a gente!

Leia Também: