O hóquei no gelo é um esporte bastante peculiar, afinal, é disputado em uma superfície congelada extremamente escorregadia, utiliza um curioso disco de borracha e até permite a briga entre jogadores durante a partida. Toda essa mistura de características curiosas ajudou a consagrar esse esporte em vários países, especialmente na América do Norte e na Europa. Mas afinal, quem foi o responsável por criar o hóquei?

Infelizmente, afirmar com total clareza quem foi o inventor do hóquei no gelo é uma tarefa bem mais versátil do que parece. Isto é devido ao fato de que o hóquei no gelo como o conhecemos hoje se desenvolveu ao longo de centenas de anos tendo como base vários outros tipos de esporte. Alguns historiadores descobriram evidências que apontam que jogos como o hóquei já eram praticados na Inglaterra em meados de 1700. Por exemplo, uma gravura de 1797 mostra uma pessoa praticando uma atividade semelhante no rio Tâmisa congelado.

quem inventou o hoquei no gelo 1

Gravura de 1797 já retratava uma prática semelhante ao hóquei de hoje.

Acredita-se que essa ideia foi levada para a América do Norte por soldados britânicos e outros imigrantes. Chegando ao Canadá, mais precisamente na província da Nova Escócia no início de 1800, o hóquei no gelo começou a evoluir para o esporte de equipe que conhecemos hoje. De fato, o Canadá continua sendo o país mais associado ao hóquei, tendo uma das equipes nacionais mais fortes nesse esporte. O desenvolvimento da versão moderna do hóquei no gelo jogado como um esporte de equipe é frequentemente creditado a James Creighton. Em 1872, ele se mudou de Halifax, Nova Escócia, para Montreal, na província de Quebec, levando consigo patins, bastões de hóquei e um conjunto básico de regras.

quem inventou o hoquei no gelo 2

James Creighton, o pai do hóquei moderno.

Em 1875, Creighton organizou exibições frequentes de hóquei no Victoria Skating Rink, uma instalação esportiva localizada em Montreal. Depois de praticar por cerca de um mês, o primeiro jogo de hóquei organizado foi finalmente jogado em 3 de março de 1875. O jogo contou com nove jogadores em cada equipe, incluindo Creighton e alunos da Universidade McGill. Em vez de usar uma bola ou uma rolha, os times jogavam com um pedaço de madeira plano e circular criado por Creighton, que anos mais tarde evoluiria para o disco de borracha (puck) usado atualmente.

quem inventou o hoquei no gelo 3

Partida disputada no Victoria Skating Rink.

Hoje, o hóquei continua sendo um esporte popular em várias partes do mundo, especialmente nos países do hemisfério norte. Desde competições universitárias à ligas profissionais como a NHL, o hóquei continua a entreter milhões de fãs todos os anos.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário com a gente!