Leopardo e jaguar são animais que contam com características tão semelhantes que podem confundir qualquer pessoa. Ambos apresentam manchas espalhadas pelo corpo, têm presas grandes, possuem bigodes e são enormes. Mas se eles são tão parecidos, como podemos distinguir cada um? Ao longo desse post, você verá que certos detalhes podem dar dicas importantes sobre cada um, incluindo a anatomia, o comportamento e as áreas geográficas onde eles vivem.

Vamos começar com a pelagem. Ambos os felinos são cobertos com grandes manchas em forma de flor chamadas “rosetas”. No caso do jaguar, essas rosetas frequentemente contêm pequenas manchas pretas e são maiores. Por outro lado, as rosetas de um leopardo não apresentam as mesmas características. Além disso, a cabeça de ambos também apresenta diferenças. A cabeça de um jaguar é geralmente um pouco maior e mais larga. Isso porque esses felinos em particular têm mandíbulas incrivelmente grandes que servem muito bem ao propósito de promover um método brutal de matar presas. Para se ter uma ideia, esses animais cravam os seus dentes caninos diretamente nos ossos do crânio das presas. Os leopardos, por sua vez, preferem a “delicadeza” de sufocar a presa com uma mordida direcionada na área da garganta.

qual e a diferenca entre o jaguar e o leopardo 1

Se um leopardo e um jaguar fossem colocados lado a lado, você também seria capaz de perceber certas diferenças importantes nos seus corpos. A região do torso do jaguar apresenta uma curiosa “forma de barril”, o que faz com que o torso do leopardo pareça mais “elegante”. Outra diferença é que, enquanto os jaguares geralmente vivem em torno dos rios e costumam nadar muito. Mas os leopardos, que vivem nas savanas, podem até modificar o seu trajeto para evitar qualquer contato desnecessário com a água.

Independente das suas diferenças físicas e comportamentais, o fato é que ambos animais são criaturas realmente interessantes e esteticamente muito lindas. Mas é melhor torcer para não cruzar com algum deles por aí, pois ambos são bichos muito ferozes.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!