Os pássaros são animais muito bonitos e interessantes que vivem por aí exibindo todas as suas habilidades aéreas. No entanto, essas criaturas ocasionalmente batem as suas cabeças nas vidraças das janelas, o que pode deixar muita gente com um ponto de interrogação na cabeça sobre esse estranho comportamento. De fato, estima-se que cerca de 100 milhões de aves morrem a cada ano como resultado de um choque contra as janelas. Mas afinal, por que esses animais que são amplamente considerados inteligentes acabam se esbarrando nas janelas dessa forma?

Segundo Graham Martin, professor emérito da Escola de Biociências da Universidade de Birmingham, os pássaros geralmente se chocam contra as janelas quando estão tentando escapar rapidamente de predadores. Nesses casos, eles enxergam os reflexos da vegetação nos vidros e acabam interpretando isso erroneamente como um refúgio seguro para se deslocar. Como uma ave ansiosa e desesperada para fugir não é capaz de processar uma imagem bem detalhada, ela acaba se tornando vítima da própria interpretação errada do ambiente ao seu redor.

Em outros casos, os pássaros também podem interpretar a sua própria imagem refletida nos vidros das janelas como uma ave rival durante a época de reprodução, mas Martin acredita que esses tipos de “crises existenciais” não são geralmente fatais. Para se ter uma ideia, até certos tipos de papagaios, especialmente periquitos, podem passar muito tempo conversando com seu reflexo em uma vidraça quando estão pendurados em suas gaiolas, pois eles supostamente interpretam erroneamente o seu reflexo como se fosse um outro pássaro.

por que alguns passaros vivem se batendo contra as janelas 1

As colisões de janelas podem ser reduzidas se os decalques da janela ou outros sinais (como ramificações) ajudarem a dar-lhes algumas dicas visuais. Martin acredita que os pássaros, de certo modo, apresentam características semelhantes com os condutores de automóveis nesse quesito, já que dados estatísticos sobre acidentes de carros mostram que uma colisão é mais provável de ocorrer quando um obstáculo inesperado está presente, interrompendo a interpretação visual do ambiente.

Então, se um pássaro voar na direção da sua janela e se chocar com toda a sua força, saiba que isso não acontece porque esse animal é um completo “estúpido”. Muito provavelmente ele estava com medo ou desorientado. E lembre-se também que, no final das contas, nós realmente não somos tão diferentes.

E você, já presenciou esse tipo de situação? Compartilhe o seu comentário com a gente!