Curiosidades, História

Conheça a história da Torre Eiffel

Seja onde for, alguns monumentos enchem nossos olhos e eles estão espalhados por toda parte desse vasto mundo em que vivemos. Já falamos aqui 10 curiosidades sobre a Torre Eiffel, mas você sabe a verdadeira história dela que é um dos cartões postais mais visitados do mundo? Ela já apareceu em vários filmes e mais precisamente em cenas românticas, quem nunca sonhou em visitar algum dia a Torre Eiffel? Por mais que chame bastante atenção, poucas pessoas sabem como essa torre gigantesca foi parar ali, por quem e por quais circunstâncias foi construída. Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre essa torre de ferro que se tornou o principal símbolo de Paris.

Localizada em Paris, na França, milhares de turistas que passam pela cidade luz fazem questão de ir vistar a Torre Eiffel e tirar uma foto para guardar de lembrança. Poucos sabem, mas a torre foi construída para ser temporária, ela foi planejada para a 10ª Exposição Universal de 1889 e após isso seria desmontada, mas como bem sabemos permanece lá até hoje. A exposição tinha como intuito comemorar o centenário da revolução francesa e nada mais foi do que uma competição de design arquitetônico que tinha como proposta erguer sobre o campo de marte uma torre de ferro que possuísse 125 metros de largura e 300 metros de altura. 107 projetos foram apresentados e entre eles estava o do engenheiro Gustave Eiffel. O projeto da torre foi elaborado ao lado dos engenheiros Maurice Koechlin e Emile Nouguier e também do arquiteto Stephen Sauvestre.

Na época em que estava para ser erguida nem todos aprovaram, uma carta de protesto foi escrita por artistas porque acreditavam que a torre iria comprometer a beleza da cidade, ainda mais estando em pleno coração de Paris. Apesar de tudo, os trabalhos para a construção da Torre Eiffel começaram e duraram 2 anos. A inauguração foi feita em 31 de março de 1889. Pra quem gosta de números aqui vão alguns:

  • A torre possui 312 metros de altura;
  • 1710 degraus;
  • 10.100 toneladas de ferro;
  • 2.500.000 parafusos;
  • 20.000 lâmpadas;
  • São necessárias 60 toneladas de tinta a cada renovação;
  • 72 nomes que contribuíram para a construção da torre foram gravados nela.

Muito número não é? Atualmente estima-se que aproximadamente 7 milhões de pessoas por ano vão visitar a Torre Eiffel, o que não é uma surpresa, já que ela se tornou um símbolo da cidade e uma das maiores obras do mundo. Neste ano a torre estará comemorando seus 130 anos e muito provavelmente haverá alguma comemoração por lá, então se você é daqueles que gosta de viajar e visitar bons monumentos, é bom ficar de olho!

Gostou de saber a história da Torre Eiffel? Compartilha e comenta esse post!

Você já assistiu nosso último vídeo no Canal Experimentando?

Clique aqui para assistir no YouTube

Você também pode gostar de