Seja onde for, alguns monumentos enchem nossos olhos e eles estão espalhados por toda parte desse vasto mundo em que vivemos. Já falamos aqui 10 curiosidades sobre a Torre Eiffel, mas você sabe a verdadeira história dela que é um dos cartões postais mais visitados do mundo? Ela já apareceu em vários filmes e mais precisamente em cenas românticas, quem nunca sonhou em visitar algum dia a Torre Eiffel? Por mais que chame bastante atenção, poucas pessoas sabem como essa torre gigantesca foi parar ali, por quem e por quais circunstâncias foi construída. Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre essa torre de ferro que se tornou o principal símbolo de Paris.

Localizada em Paris, na França, milhares de turistas que passam pela cidade luz fazem questão de ir vistar a Torre Eiffel e tirar uma foto para guardar de lembrança. Poucos sabem, mas a torre foi construída para ser temporária, ela foi planejada para a 10ª Exposição Universal de 1889 e após isso seria desmontada, mas como bem sabemos permanece lá até hoje. A exposição tinha como intuito comemorar o centenário da revolução francesa e nada mais foi do que uma competição de design arquitetônico que tinha como proposta erguer sobre o campo de marte uma torre de ferro que possuísse 125 metros de largura e 300 metros de altura. 107 projetos foram apresentados e entre eles estava o do engenheiro Gustave Eiffel. O projeto da torre foi elaborado ao lado dos engenheiros Maurice Koechlin e Emile Nouguier e também do arquiteto Stephen Sauvestre.

torre eiffel tricurioso2 compressed

Na época em que estava para ser erguida nem todos aprovaram, uma carta de protesto foi escrita por artistas porque acreditavam que a torre iria comprometer a beleza da cidade, ainda mais estando em pleno coração de Paris. Apesar de tudo, os trabalhos para a construção da Torre Eiffel começaram e duraram 2 anos. A inauguração foi feita em 31 de março de 1889. Pra quem gosta de números aqui vão alguns:

  • A torre possui 312 metros de altura;
  • 1710 degraus;
  • 10.100 toneladas de ferro;
  • 2.500.000 parafusos;
  • 20.000 lâmpadas;
  • São necessárias 60 toneladas de tinta a cada renovação;
  • 72 nomes que contribuíram para a construção da torre foram gravados nela.

Muito número não é? Atualmente estima-se que aproximadamente 7 milhões de pessoas por ano vão visitar a Torre Eiffel, o que não é uma surpresa, já que ela se tornou um símbolo da cidade e uma das maiores obras do mundo. Neste ano a torre estará comemorando seus 130 anos e muito provavelmente haverá alguma comemoração por lá, então se você é daqueles que gosta de viajar e visitar bons monumentos, é bom ficar de olho!

Gostou de saber a história da Torre Eiffel? Compartilha e comenta esse post!