Você já deve ter reparado que, quando o tempo começa a ficar mais frio lá fora, é comum ouvirmos os meteorologistas nos jornais falando sobre uma frente fria se movendo para a sua área. Mas você já parou para pensar qual é o verdadeiro significado desse termo que eles vivem falando? Ao longo desse post, vamos explorar o que é uma frente fria e como ela se forma.

Em termos climáticos, uma “frente” é a fronteira entre massas de ar de diferentes temperaturas. Uma frente fria é a ponta de uma massa de ar de temperatura mais baixa, que consequentemente empurra o ar mais quente à sua frente. Quando uma frente fria se move para uma área, ela desloca o ar mais quente ao nível do solo. O ar mais frio é mais denso que o ar quente, por isso ele empurra o ar quente para a atmosfera. Quando o ar quente sobe, ele causa uma área de baixa pressão ao longo da frente fria, de modo que o ar quente esfria à medida que sobe e a umidade começa a se condensar.

Se uma umidade suficiente estiver presente, uma linha estreita de trovoadas e chuva pode se formar ao longo da borda da frente fria. Se o limite frontal frio é instável, tempestades são mais prováveis de ocorrer, mas se ele for mais estável, chuvas mais leves e mais constantes devem surgir. Para se ter uma ideia, uma frente fria muito instável ​​podem gerar tempestades de granizo e até tornados, de modo que esse é um dos principais motivos de tanto alarde por parte dos telejornais com relação à esse tema.

o que e uma frente fria 1

Vale destacar que as frentes frias geralmente se movem do noroeste para o sudeste e tendem a ser mais fortes na primavera e no outono e mais fracas no verão. Além da chuva e das tempestades, eles também podem trazer ventos tempestuosos e inconstantes. Curiosamente, as frentes frias de inverno podem não gerar qualquer precipitação se não houver umidade suficiente no ar. Se você prestar atenção quando uma frente fria estiver passando, você notará que as temperaturas caem rapidamente e, em seguida, voltam gradualmente ao seu estado normal à medida que ela passa.

Se você é uma pessoa muito observadora, aqui vai uma dica interessante. Quando você estiver assistindo a previsão do tempo no seu telejornal local, repare que a frente fria muito provavelmente será marcada por uma linha azul sólida. Essa linha azul que marca a frente fria também pode incluir triângulos apontando na direção em que ela está se movendo. Desse modo, você já pode saber instantaneamente o caminho que a frente fria irá percorrer nas próximas horas.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!