Cada cidade possui monumentos que ajudam a contar um pouco da sua história e suas tradições culturais. No entanto, algumas delas acabam apresentando características tão curiosas que são capazes de chamar a atenção até mesmo dos mais despercebidos. Um bom exemplo disso são duas enormes esculturas de cabeça de cavalo que têm despertado a curiosidade e o interesse de muitos visitantes de uma cidade escocesa.

Chamadas de “Kelpies” essas duas imponentes esculturas de cabeça de cavalo ficam localizadas ao lado do Canal Forth and Clyde, no Helix Park, em Falkirk, na Escócia. Essas esculturas de 300 toneladas e 30 metros de altura foram criadas pelo artista de Andy Scott, sendo inspiradas nas criaturas mitológicas que deram nome às construções. Segundo a mitologia escocesa, os kelpies são espíritos da água que habitam os lagos e rios da Escócia. Como a região em torno do Canal Forth and Clyde sempre manteve a lenda dos kelpies viva, o governo local resolveu investir na personificação do personagem através de uma enorme escultura.

por que existem enormes esculturas de cavalos em uma cidade escocesa 1

Apesar dos kelpies serem geralmente descritos com as características físicas dos cavalos, as lendas também indicam que eles são capazes de adotar a forma humana. Acredita-se que a origem da crença em cavalos aquáticos maléficos tenha surgido através de lendas ainda mais antigas que falavam de sacrifícios humanos feitos para apaziguar os deuses associados à água. No entanto, alguns historiadores sugerem que as narrativas sobre o kelpies também serviam ao propósito de manter as crianças longe de trechos perigosos de água, o que pode ter surtido muito efeito no passado.

por que existem enormes esculturas de cavalos em uma cidade escocesa 2

A lenda dos kelpies também sugere que essas criaturas possuem a força e a resistência equivalente a dez cavalos, uma qualidade que seria análoga ao prestígio desses animais no interior da Escócia. De certo modo, os kelpies representam a importância dos cavalos na economia escocesa, principalmente no passado, quando eles puxavam vagões, trabalhavam no arado, etc. Ou seja, já dá pra entender que boa parte dos escoceses tem um certo fascínio por esses animais.

por que existem enormes esculturas de cavalos em uma cidade escocesa 3

Segundo Andy Scott, o artista que produziu as esculturas, elas foram criadas para ostentar um visual mais equino e contemporâneo, apesar de levarem em conta todo o folclore que gira em torno dos kelpies. Andy acredita que misturar as referências mitológicas com a importância sócio-histórica dos cavalos na Escócia ajuda a celebrar o papel desses animais na indústria e na agricultura local.

Monumento interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!