O Japim é um pássaro de penas pretas e amarelas. É bastante conhecido no norte do Brasil, onde também é chamado de xexéu, japuíra e joão-conguinho.Também é conhecido em algumas regiões como pássaro tecelão.  O Japim não tem canto próprio, apenas imita o canto das outras aves.

A lenda, de origem indígena, conta que há muito tempo o Japim tinha um canto maravilhoso, mas acabou perdendo por um castigo, dado por Tupã. Vamos conhecer o castigo do Japim?

japim tri curioso

Conheça a Lenda do Japim

Os indígenas contam que há muito muito tempo o Japim era uma ave que vivia no céu, junto de Tupã. A ave tinha um canto maravilhoso, e toda vez que Tupã queria dormir,  o chamava para que cantasse para ele até adormecer.

Certo dia uma peste tomou conta dos indígenas, levando muitos deles à morte. Eles ficaram muito tristes, não tendo mais vontade de plantar, caçar, se alimentar sequer. Os indígenas passaram a implorar a Tupã que os levasse para o céu, junto de seus familiares. Pois no céu não haveria doenças nem tristeza. Tupã não podia atender esse pedido, mas penalizado, mandou o Japim a terra, para que ele os consolasse.
O canto mágico da ave afastou a peste, trouxe a cura e a alegria de volta as aldeias indígenas. Com a situação normalizada nas tribos, Tupã chama o Japim de volta ao céu. Mas os índios pedem que ele fique, para que seu canto os deixem alegres todos os dias. Tupã aceita o pedido, e deixa que a ave more na terra.

Muito contente e disposto, o Japim canta todo dia para os índios. Ele passou a ser adorado e venerado pelos indígenas. Tamanha admiração fez a ave ficar orgulhosa, passou a sentir-se o rei da floresta. Deixou de cantar para os índios para passear pela floresta, imitando o canto de outros pássaros.

japim tri curiso lenda

Leia também: Por que os pássaros cantam?

Por seu canto ser mágico, cantava sempre melhor que as outras aves, o que as deixava com inveja. O Japim gabava-se de ser protegido de Tupã, se sentia superior aos outros pássaros. Esse comportamento fez com que todas as aves fossem se queixar a Tupã.

Um diz, cansado de tantas reclamações, Tupã castigou o Japim: tirou a sua proteção e o seu canto mágico. Ele não tinha mais canto próprio, só podia imitar o canto dos outros pássaros. Ao saberem que ele não era mais protegido, as outras aves passaram a persegui-lo, destruir seus ninhos e ovos. O Japim desesperado, fez amizade com as vespas, que prometeram protegê-lo. Assim ele passou a fazer seu ninho próximo a colmeias de vespas, pois podia criar assim seus filhotes.

Você conhecia essa lenda? Conta pra nós!