Todos, pelo menos alguma vez na vida, já falamos ou ouvimos: “essa pessoa tem memória de elefante”. De onde surgiu essa expressão? Ela é verdadeira? Os elefantes realmente têm boa memória? Vamos descobrir!

Memória de elefante

Os elefantes são os maiores mamíferos que habitam a terra. O seu peso pode chegar até sete toneladas. Os elefantes andam em grupos, que podem chegar até 100 membros. Quem lidera o grupo não é um macho, e sim uma fêmea: a matriarca do grupo. A matriarca é uma elefante mais velha, que não tem ajuda de um macho alfa. Além de proteger o bando, ela tem como obrigação memorizar os locais que tem água e comida, principalmente nos tempos de seca. A função dela é manter o bem estar de todos.

elefantes tri curioso

Leia também: Como surgiu a expressão “tirar o cavalo da chuva”? 

Especialistas dizem que os elefantes podem se lembrar por décadas de cheiros e vozes que conheceram de outro bando de elefantes. Se lembram dos locais que visitaram também.

A inteligência dos elefantes também é destacada pelos especialistas: eles são capazes de usar e fabricar ferramentas. Os elefantes também são seres muito empáticos, costumam ajudar animais com dificuldade para se locomover ou se alimentar. Estudos indicam que os elefantes são capazes de compreender a morte, demonstrando agitação e interesse ao encontrar ossos de outros elefantes. Diferentemente de outras espécies, que parecem não dar importância a morte de companheiros da mesma espécie, como os macacos e leões, por exemplo.

Elefantes tricurioso

Dito isso, a expressão “memória de elefante” surgiu justamente por se observar o comportamento desses animais, que mesmo décadas depois se lembram de cheiros, lugares, vozes, pessoas…

Conheça outros animais inteligentes

  1. Golfinho: Não é novidade que os golfinhos são um dos animais mais inteligentes da natureza. Muito sociáveis, esses animais adoráveis conseguem se comunicar por uma linguagem própria entre eles. O raciocínio lógico dos golfinhos é bastante rápido e eficaz.
  2. Polvo: Os polvos são bastante inteligentes, é o único invertebrado que sabe usar ferramentas. Especialistas dizem que em alguns testes feitos, ele foi capaz de “segurar” objetos e abrir potes de vidro.
  3. Corvo:  Isso pode ser novidade, mas estudos mostram que os corvos têm uma boa memória. Sabem usar objetos como ferramentas e guardam comida para mais tarde.
  4. Formiga: As formigas possuem uma excelente memória, são capazes de memorizar caminhos muito extensos, sem se perder.

Você conhecia esses fatos? Conta pra nós!