A identidade visual de um logotipo costuma ser um dos pilares mais importantes do marketing de uma empresa, afinal ele pode representar a história, os valores profissionais e o nicho no qual a marca está inserida. O logo da NBA, a liga americana de basquete, é um dos mais icônicos do mundo esportivo, apresentando uma silhueta de um jogador em movimento que se encaixou perfeitamente na proposta da marca. Mas você já parou para pensar em quem foi o jogador usado como modelo para a criação desse logo?

A silhueta no logotipo da NBA que mostra um jogador driblando em uma arrancada entre um fundo vermelho e azul foi baseada em Jerry West, um dos maiores jogadores da história do Los Angeles Lakers. Em 1969, quando os diretores da NBA contrataram o designer Alan Siegel para projetar seu logo, eles queriam algo parecido com o design vermelho, branco e azul da Major League Baseball. Siegel, então, analisou várias fotos de jogadores da NBA como inspiração. Quando ele encontrou uma imagem de Jerry West driblando na quadra, ele percebeu que ela se encaixaria perfeitamente nos padrões requisitados pela liga, pois ela era vertical e promovia uma sensação de movimento.

quem e o jogador que aparece no logo da nba 1

Logo da NBA e a foto usada como base.

Mas apesar dos fãs, o próprio Jerry West e o criador do logo, Alan Siegel, saberem que o desenho foi totalmente inspirado na silhueta de West, a NBA nunca confirmou publicamente que o logo foi baseado nesse jogador. Muito provavelmente isso vem do fato de que a NBA nunca esteve disposta a pagar royalties a Jerry West por usar a sua imagem para fins comerciais.

Quando perguntado em uma entrevista realizada em 2010 pelo jornal LA Times sobre a identidade do homem no logotipo, o porta-voz da NBA, David Stern, disse que “não havia registro ou informações sobre quem foi o jogador utilizado como base na criação do logo. Curiosamente, embora possa não haver um registro disso em seus escritórios, o site da própria liga já chegou a apresentar um pequeno vídeo biográfico de Jerry West intitulado “O Logo”, que naturalmente até se transformou no apelido do ex-jogador.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!