É unânime: se você esquece o celular em casa, sente que falta uma parte de você. O celular se tornou uma extensão do nosso corpo. Há muitos anos o celular deixou de ser apenas um meio de comunicação. Com ele você paga boletos, acessa internet, faz compras, fala com amigos que podem estar do outro lado do mundo, compra passagem de avião pra ir visitá-lo. Faz reservas em hotéis, chega trajetos sem precisar de mapas impressos, escuta música, tira fotos… Você já percebeu quantas coisas faz?

Certamente se você tem mais de 20 anos vai entender o que nossa lista de hoje trás: Mudanças que os smartphones trouxeram para a sua vida.

tri curioso celular 1

  • Tirar Fotos: Você lembra das câmeras fotográficas? Não, não as digitais, as analógicas. Aquelas que pra tirar fotos precisava de um filme. Você só sabia como iam ficar as fotos depois que “revelasse” as imagens. E as fotos eram limitadas: os filmes vinham em pacotes para tirar 12, 24 e 36 fotos. Hoje você só pega seu celular e tira quantas fotos quiser, se não gostar já apaga e segue a vida. Nada de comprar filmes, colocar na câmera, pegar ela em casa antes de sair, depois levar em algum lugar para revelar, esperar ficar pronto… Difícil.
  • Ouvir músicas: Você já ouviu falar em DISCMAN? Então, era um aparelho portátil onde você colocava cds. Sim, cds. Pensa no tamanho que era tal aparelho. Muito portátil. E era isso que tinha. Você era limitado a escutar aquele cd, com aquele número de músicas. Muito depois, em 1993 foi lançado o MP3.

    discman tricurioso

Leia também: O que fazer quando o celular cai na água? 

  • Comunicação: Antes dos smartphones, os jovens se comunicavam pelo extinto MSN. Mas para isso você precisava criar uma conta, ligar o computador, ter uma conexão de internet com fio nesse computador, e para falar com a pessoa ela precisava estar na mesma situação que você: sentada na frente do computador. Hoje você pega seu celular e chama a pessoa no Whatsapp. Difícil é a pessoa não ver a mensagem, porque como sabemos: ninguém anda sem celular nos dias de hoje. Sem mencionar que antes dos celulares antigos, a comunicação era por telefones residenciais, e antes por carta.
  • Assistir filmes: Você lembra que tinha que ir na locadora de filmes, escolher entre as opções limitadas, pagar e devolver depois de três dias? Hoje você simplesmente acessa a Netflix pelo celular e pronto. Sem precisar sair de casa.

    celular tri curioso

  • Despertador e relógio: Parece incrível pensar que antes dos celulares você deveria comprar um despertador para acordar de manhã. Relógio de pulso virou enfeite, não necessidade, visto que é só dar uma olhadinha no celular pra saber a hora e junto ainda dar uma checadinha na previsão do tempo.

Você já tinha pensado nisso? Conta pra nós!