O tênis já é por si só um dos esportes mais peculiares. Seja pelos incessantes gritos dos tenistas ou até mesmo pelo respeitoso silêncio promovido pela plateia, o fato é que o tênis conta com características extremamente marcantes que o torna um esporte único. Mas talvez nada nesse esporte seja tão marcante quanto a sua bola, afinal ela geralmente possui uma cor incrivelmente chamativa. Mas afinal, por que a bola de tênis têm essa cor tão incomum?

Antes de abordarmos o porquê da bola de tênis ter uma cor tão chamativa é necessário sabermos que cor é essa. Recentemente, uma pesquisa feita no Twitter que contou com a participação de quase 30.000 participantes revelou uma contradição muito forte em relação a qual seria a cor de uma bola de tênis padrão. O estudo mostrou que 52% dos participantes acreditavam que a bola é tradicionalmente verde, enquanto 42% a viam como amarela e os outros 6% citaram outras cores. Em certo momento, o astro Roger Federer foi questionado sobre esse assunto e ele acabou revelando: a bola de tênis é amarela. Algumas pessoas acreditam que a confusão entre “verde ou amarelo” acontece pelo fato de que algumas bolas que não são profissionais apresentam tons mais esverdeados que as bolas padrão.

por que a bola de tenis tem uma cor tao chamativa 1

Agora que já sabemos qual é a cor da bola de tênis, vamos explorar o porquê dessa cor ter sido a escolhida. Pois bem, apesar das bolas de tênis modernas sempre terem sido feitas de borracha, a penugem amarela brilhante nem sempre foi algo comum. No início, os tenistas costuravam flanelas ao redor do lado de fora do núcleo de borracha, de modo que, a depender da aparência da quadra em que os jogadores jogavam, as bolas eram tipicamente de cor preta ou branca.

O problema é que, quando as partidas começaram a ser transmitidas na televisão no início dos anos 70, percebeu-se que as cores tradicionais dificultavam (e muito) a sua identificação por parte dos telespectadores. Com isso em mente, a Federação Internacional de Tênis introduziu bolas de tênis amarelas em 1972, pois estudos mostraram que as bolas com uma cor amarela bem chamativa eram mais fáceis de serem vistas durante os torneios de tênis televisionados. No entanto, nem todos os campeonatos adotaram essa mudança imediatamente. Wimbledon, por exemplo, continuou a utilizar a tradicional bola de tênis branca até 1986.

Então, da próxima vez que você for assistir a uma partida de tênis na TV, lembre-se de ser grato por ver aquela bolinha amarela voando pela tela. Afinal, se ela ainda fosse branca, talvez não houvesse muito o que assistir.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!