Curiosidades

Qual avião possui a maior capacidade do mundo?

Dentro de alguns dias voarei para o outro lado do país, mais precisamente São Luís/MA, e acabei ficando curiosa sobre este brilhante mundo da aviação. Qual será o avião que possui a maior capacidade do mundo? É o que iremos descobrir!

No final dos anos 80 uma empresa chamada Airbus se mostrou muito interessada em desenvolver um avião cuja capacidade fosse ultra-alta, ou seja, que superasse todos os demais. Dentre suas razões estava o fato de assim completar sua linha de aeronaves, tendo opções para todos os segmentos, e também o desejo de combater seu grande concorrente – a Boeing e seu modelo 747. Como resultado foi desenvolvido um avião enorme que foi chamado de A380 já nos anos 90.

Na época foi anunciado como 15% mais econômico do que o 747 – 400 mesmo tendo capacidade superior. Para você ter ideia, foi pensado até mesmo em um espaço para lojas e restaurantes dentro da aeronave, porém para economizar o espaço foi substituído por poltronas mesmo, o que totalizou 853 espaços disponíveis para passageiros. O projeto custou a Airbus 11 bilhões! Seu voo inaugural só ocorreu anos depois, em 27 de abril de 2005. Já seu primeiro uso comercial ocorreu dois anos após e foi realizado pela Singapore Airlines.

O curioso é que em função de seu grande tamanho, alguns aeroportos tiveram que se adaptar e receber certificações para recebe-lo. Após anos de fabricação, infelizmente semana passada (14/02) a Airbus anunciou que não fabricará mais o A380 em função da baixa procura e dos custos altos de produção. Até 2021 serão entregues as últimas unidades do modelo.

Interessante, não é mesmo? Comente!

Você também pode gostar de