Curiosidades

Por que o leite é branco?

O leite é sem dúvidas um dos alimentos mais populares do mundo. Além de ser usado na amamentação de seres mamíferos, ele também é muito importante na culinária, já que pode ser usado como ingrediente principal de inúmeras receitas, incluindo a grande variedade de queijos que temos à nossa disposição. Mas apesar de ser incrivelmente popular, o leite ainda carrega consigo alguns mistérios. Por exemplo, você já parou para pensar por que ele é branco?

Antes que possamos nos aprofundar na resposta definitiva de por que o leite é branco, precisamos primeiramente entender como funciona a nossa percepção de cores. A razão pela qual muitas coisas ao nosso redor apresentam a cor branca é porque elas conseguem refletir todos os comprimentos de onda da luz e não absorvem nenhum. Se todos os comprimentos de onda de luz fossem absorvidos e não fossem refletidos de volta, esse objeto pareceria preto. Ou seja, a identificação das cores que nos rodeiam é uma simples questão de física.

No caso do leite, ele é composto principalmente de água (aproximadamente 87%), que é um líquido incolor. No entanto, existem alguns outros componentes em sua composição (como gorduras, proteínas, lactose, minerais e vitaminas) que influenciam diretamente na sua cor. As moléculas de gordura e proteína refletem a luz em um comprimento de onda que faz o líquido parecer branco. É por isso que, se removêssemos um pouco da gordura do leite (como no tipo desnatado), isso poderia dar ao leite uma cor diferente por causa dos comprimentos de onda que a luz está refletindo de volta para nossos olhos. Podemos perceber isso com mais facilidade em alguns casos onde o leite desnatado tem um tom mais “azulado”.

Também vale destacar que vários processos podem afetar a sua cor, como a própria pasteurização. Além disso, existem alguns componentes que, se adicionados ao leite, podem realmente lhe conferir uma cor bem incomum. Por exemplo, se algumas pequenas quantidades de caroteno estiverem presentes na sua composição, ele pode apresentar uma cor mais amarela. Alguns produtos provenientes do seu soro também podem conter altas quantidades de riboflavina, o que pode lhe conferir uma coloração levemente verde.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário com a gente!

Você também pode gostar de