Quando você cria um cachorro, não há nada como chegar em casa e ser cumprimentado pela cauda abanando e pelo rosto sorridente do seu compatriota canino favorito. Mas se você se aproximar muito do focinho do animal, é provável que você acabe recebendo vários beijos na forma de lambidas em todo o seu rosto. Consequentemente, você também corre o risco de ser coberto por uma substância muito desagradável: a baba. Mas afinal, por que os cães babam tanto?

Existem vários motivos pelos quais os cães podem babar, sendo que na maioria dos casos se trata de algo totalmente normal. Isso é decorrente do fato de que os cachorros têm quatro pares de glândulas salivares na boca, que geralmente produzem saliva em grande quantidades que ajudam o cão a engolir alimentos, o que consequentemente auxilia na sua digestão. Um pouco de baba (que é o acúmulo de toda essa saliva) é normal em todos os cães, especialmente aqueles que pertencem a raças que têm lábios soltos ou caídos, como bulldog, mastim, são-bernardo, bloodhound e bassett hounds. Quando um cão fica ansioso para comer ou fica muito empolgado com alguma coisa, as suas glândulas salivares entram em ação e começam a produzir mais saliva, que não deve ser visto como um motivo de preocupação.

por que os caes babam tanto 1

Outros cães, no entanto, podem sofrer de salivação excessiva. Os veterinários chamam essa condição de hipersalivação ou ptialismo. Embora a hipersalivação possa ser desencadeada pela ansiedade em devorar alimentos, ela também pode ser desencadeada por eventos psicológicos, como medo e ansiedade. A hipersalivação também pode ser causada por uma ampla variedade problemas, como cárie dentária, raiva, cinomose, insolação, cinetose, cistos, infecções e tumores nas glândulas salivares.

Ou seja, se você ver o seu cão babando por aí quando ele está muito animado ou prestes a receber o seu jantar, não há necessidade de se preocupar. No entanto, você notar uma baba excessiva que ocorre em momentos estranhos e não parece estar relacionada a qualquer outra coisa acontecendo, recomenda-se agendar uma consulta em um veterinário. Dependendo do que possa estar causando a hipersalivação, provavelmente haverá uma variedade de tratamentos que podem ser tentados para fazer o seu cãozinho se sentir melhor.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!