Curiosidades

Por que os cães babam tanto?

Por que os cães babam tanto?

Quando você cria um cachorro, não há nada como chegar em casa e ser cumprimentado pela cauda abanando e pelo rosto sorridente do seu compatriota canino favorito. Mas se você se aproximar muito do focinho do animal, é provável que você acabe recebendo vários beijos na forma de lambidas em todo o seu rosto. Consequentemente, você também corre o risco de ser coberto por uma substância muito desagradável: a baba. Mas afinal, por que os cães babam tanto?

Existem vários motivos pelos quais os cães podem babar, sendo que na maioria dos casos se trata de algo totalmente normal. Isso é decorrente do fato de que os cachorros têm quatro pares de glândulas salivares na boca, que geralmente produzem saliva em grande quantidades que ajudam o cão a engolir alimentos, o que consequentemente auxilia na sua digestão. Um pouco de baba (que é o acúmulo de toda essa saliva) é normal em todos os cães, especialmente aqueles que pertencem a raças que têm lábios soltos ou caídos, como bulldog, mastim, são-bernardo, bloodhound e bassett hounds. Quando um cão fica ansioso para comer ou fica muito empolgado com alguma coisa, as suas glândulas salivares entram em ação e começam a produzir mais saliva, que não deve ser visto como um motivo de preocupação.

Outros cães, no entanto, podem sofrer de salivação excessiva. Os veterinários chamam essa condição de hipersalivação ou ptialismo. Embora a hipersalivação possa ser desencadeada pela ansiedade em devorar alimentos, ela também pode ser desencadeada por eventos psicológicos, como medo e ansiedade. A hipersalivação também pode ser causada por uma ampla variedade problemas, como cárie dentária, raiva, cinomose, insolação, cinetose, cistos, infecções e tumores nas glândulas salivares.

Ou seja, se você ver o seu cão babando por aí quando ele está muito animado ou prestes a receber o seu jantar, não há necessidade de se preocupar. No entanto, você notar uma baba excessiva que ocorre em momentos estranhos e não parece estar relacionada a qualquer outra coisa acontecendo, recomenda-se agendar uma consulta em um veterinário. Dependendo do que possa estar causando a hipersalivação, provavelmente haverá uma variedade de tratamentos que podem ser tentados para fazer o seu cãozinho se sentir melhor.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Leia Também: