Ditados são frases curtas, que trazem uma mensagem por trás, com a função de alertar ou divertir as pessoas. Aposto que você já escutou algum de pessoas mais velhas e até mesmo já repetiu por aí. Os ditados transmitem ensinamentos de geração para geração. São considerados objetos de sabedoria popular, transmitidos oralmente, estão presentes em diversas culturas ao redor do mundo. Vamos conhecer alguns ditados populares e seus significados.

Alguns ditados populares

  • Bicho de sete cabeças

Teve origem na Mitologia Grega quando Hércules matou uma hidra de sete cabeças. Cada cabeça ao ser cortada, renascia. A expressão ficou conhecida para expressar algo muito difícil de ser realizado. Quando alguma tarefa é muito difícil, diz-se que ela é um bicho de sete cabeças.

hidra tricurioso

  • Tapar o sol com a peneira

Peneira é um objeto de madeira com o fundo de metal, por onde passa substâncias passíveis de serem “coadas”: a substância sai e a sujeira fica. Ou seja, tapar o sol com a peneira é inútil, pois a luz solar atravessa a superfície a peneira. A expressão surgiu para dizer que não adianta tentar enrolar um problema, pois mais cedo ou mais tarde terá que ser resolvido. “Tapou o sol com a peneira” significa que você achou uma solução paliativa para o problema, mas não o resolveu totalmente.

  • Santa do pau oco

Essa expressão é para indicar uma pessoa que apenas finge ser boa, mas não é. Surgiu porque antigamente os contrabandistas  usavam estátuas de santos ocas por dentro c as enchiam de ouro e joias roubadas para enviar para Portugal.

santo do pau oco tricurioso

Leia também: 6 objetos do seu dia que ficaram obsoletos

  • Sangria desatada

Nos tempos de guerra, os soldados feridos precisavam de atendimentos imediatos e especiais, pois se a atadura que estancava as feridas desprendesse, ele morreria por perder muito sangue. Sangria desatada é quando qualquer coisa precisa ser resolvida rapidamente, o problema precisa de uma solução imediata. Diz-se sangria desatada quando a pessoa está com pressa, fazendo tudo afobadamente.

  • Colocar panos quentes

Compressas de panos quentes são usadas a muito tempo, desde a medicina antiga. O significado da expressão é de acobertar coisa errada feita por outros, ou suavizar uma situação para não gerar mais transtornos.

Você conhecia esses ditados? Conta pra nós!