Curiosidades

Você sabia que não existe gato macho de três cores?

Você sabia que não existe gato macho de três cores?

Quem não ama ver um gatinho passeando por aí, não é? Não é preciso ser um observador de gatos para notar que existem muitas cores de pelagem nos felinos. Do totalmente preto ou branco, ao laranja, cinza, malhado, tricolor… Tricolor, opa! Dá-lhe Grêmio!!!  Brincadeiras  a parte, os gatinhos tricolores são sempre fêmeas, você sabia? Vamos descobrir o por quê disso.

Por que gatos tricolores são fêmeas?

Gatos que são pretos, brancos e mais uma cor, que é geralmente laranja, são sempre fêmeas. Por que? Assim como nos humanos, é a genética que decide isso. Vamos explicar:

Nos felinos, o gene que determina a cor que eles vão ser é o X. As fêmeas tem dois (XX). Os gatos machos só tem um, são XY. Então o que vier no X do macho vai ser a sua cor: preto ou laranja.

Leia também: Por que os gatos adoram derrubar coisas?

A fêmea por ter dois X pode vir com os dois: preto de um X  e laranja de outro. Mas você sabia que o branco dos felinos está presente neles independente do gênero? Por isso as fêmeas podem ter os dois X com cores diferentes e também aparecer o branco.

O branco é determinado pelo gene W, aparece de forma independente. Por isso existem gatos pretos e brancos, laranja e branco, cinza e branco ou somente brancos.

Mas existem sim gatos machos tricolores

Só que esses felinos são extremamente raros. Isso se dá devido a uma anomalia cromossômica. Eles têm três cromossomos (XXY). Tendo dois cromossomos X acontece com eles o mesmo que acontece com as gatas: duas cores.

Essa anomalia tem o nome de  Síndrome de Klinefelter, ela acaba deixando esses gatinhos estéreis. É uma doença muito rara. Ela poderia derrubar o mito de que somente gatas brancas são tricolores, mas por ser uma situação fora do normal e rara, continuamos a dizer que sim, somente gatas fêmeas têm três cores.

Você conhecia esses fatos? Conta pra nós!

Leia Também: