Curiosidades

Por que os gatos adoram derrubar coisas?

Por que os gatos adoram derrubar coisas?

Se você já criou ou cria gatos, já deve ter percebido que esses animais adoráveis tem o incrível dom de derrubar vários objetos no chão, por mais que você implore para que eles não façam isso. De fato, esse comportamento aparentemente agressivo sobre a forma como eles derrubam seus pertences sempre gerou dúvidas na cabeça dos cientistas, mas a resposta para essa ação destruidora pode ser algo bem mais simples do que muita gente pensa.

Muitos pesquisadores do comportamento animal acreditam que a possível razão para os gatos agirem de tal forma é o tédio. Assim como os seres humanos, os gatos precisam de estímulos para afastar a sensação de aborrecimento. No entanto, como eles não assistem TV ou jogam videogames, a solução encontrada por esses felinos é “bater” em algo para se manter ativo.

É importante destacar que os gatos são animais muito curiosos, uma característica que se assemelha às crianças em idade pré-escolar. A vantagem das crianças é que elas tem brinquedos suficientes para “liberar” toda essa curiosidade e despertar os seus sentimentos recreativos mais profundos. Por outro lado, os gatos vivem em um mundo muito mais “monótomo”, de modo que eles precisam recorrer à xícaras, vasos de plantas, abajures e quaisquer outros tipos de objetos que possam permitir alguns minutinhos de distração e lazer.

Os pesquisadores acreditam que esse hábito destrutivo é provavelmente derivado da junção de duas ações bastante primitivas: brincar e caçar. Por exemplo, quando o seu animal de estimação agarra objetos, ele pode considerar essa ação como uma simulação de um ataque contra as suas presas. Desse modo, esse comportamento se torna até útil para o animal, já que se transforma em uma espécie de preparação para “a hora do vamos ver”.

Por isso, da próxima vez que o seu gato naturalmente curioso resolver derrubar tudo o que estiver em cima das prateleiras da sua casa, saiba que o tédio desses felinos é a principal coisa a ser culpada.

Os gatos são animais realmente interessantes, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Leia Também: