Se você já criou ou cria gatos, já deve ter percebido que esses animais adoráveis tem o incrível dom de derrubar vários objetos no chão, por mais que você implore para que eles não façam isso. De fato, esse comportamento aparentemente agressivo sobre a forma como eles derrubam seus pertences sempre gerou dúvidas na cabeça dos cientistas, mas a resposta para essa ação destruidora pode ser algo bem mais simples do que muita gente pensa.

Muitos pesquisadores do comportamento animal acreditam que a possível razão para os gatos agirem de tal forma é o tédio. Assim como os seres humanos, os gatos precisam de estímulos para afastar a sensação de aborrecimento. No entanto, como eles não assistem TV ou jogam videogames, a solução encontrada por esses felinos é “bater” em algo para se manter ativo.

por que os gatos adoram derrubar coisas 1

É importante destacar que os gatos são animais muito curiosos, uma característica que se assemelha às crianças em idade pré-escolar. A vantagem das crianças é que elas tem brinquedos suficientes para “liberar” toda essa curiosidade e despertar os seus sentimentos recreativos mais profundos. Por outro lado, os gatos vivem em um mundo muito mais “monótomo”, de modo que eles precisam recorrer à xícaras, vasos de plantas, abajures e quaisquer outros tipos de objetos que possam permitir alguns minutinhos de distração e lazer.

Os pesquisadores acreditam que esse hábito destrutivo é provavelmente derivado da junção de duas ações bastante primitivas: brincar e caçar. Por exemplo, quando o seu animal de estimação agarra objetos, ele pode considerar essa ação como uma simulação de um ataque contra as suas presas. Desse modo, esse comportamento se torna até útil para o animal, já que se transforma em uma espécie de preparação para “a hora do vamos ver”.

Por isso, da próxima vez que o seu gato naturalmente curioso resolver derrubar tudo o que estiver em cima das prateleiras da sua casa, saiba que o tédio desses felinos é a principal coisa a ser culpada.

Os gatos são animais realmente interessantes, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!