Distopia é uma ramo da literatura fantástica. Esses livros estão se popularizando muito entre os jovens. Geralmente incluem um evento apocalíptico, um governo autoritário, um excessivo controle da sociedade, o uso da tecnologia facilita a opressão do povo. Distopias apresentam histórias que passam no futuro, e geralmente apresentam uma lição para o leitor.  Hoje trazemos uma lista com 5 distopias que você precisa conhecer.

  • Divergente

É o primeiro de uma série de quatro livros. Em uma Chicago futurista, destruída após a guerra, a sociedade é dividida em cinco facções. Cada facção é responsável por uma função na cidade, e não pertencer a uma facção significa não ser um  cidadão, é viver à margem da sociedade. Todos os jovens passam por um teste que determina a facção ideal para eles.  A protagonista, Beatrice Prior ao passar pelo teste descobre que é uma divergente, ou seja se encaixa em mais de uma facção. Isso é completamente proibido na sociedade em que vive. Beaatrice é obrigada a decidir entre sua família e ser quem realmente é. Suas escolhas e o fato de ser divergente tem impactos na sua vida e na vida aparentemente perfeita da sociedade.

divergente tricurioso

  • Jogos Vorazes

O primeiro de uma série de três livros. Após uma guerra, a América do Norte como conhecemos hoje chegou ao fim. Foi fundada uma nação chamada Panem, com 12 distritos. Cada um desses distritos serve a capital com uma forma de trabalho diferente. Para demonstrar seu poder sobre a população, o governo tem o evento Jogos Vorazes. Um evento anual, transmitido pela televisão, onde um garoto e uma garota de cada distrito é sorteado para lutar até a morte. Somente sobrevive uma pessoa. A protagonista Katniss se oferece para ir no lugar da irmã. Acostumada com sua vida em um ambiente hostil como o distrito 12, Katniss tem habilidades para sobreviver. O vencedor ganha fama e fortunas eternas. Mas a competição exige muito mais do que “apenas matar pessoas”. Até que ponto você iria para ganhar a competição?

jogos vorazes tricurioso

  • Estilhaça-me 

O primeiro de uma série de três livros. Juliette Ferrars é uma jovem de 17 anos que não toca em ninguém a 264 dias: seu toque é letal. Quem ela toca ou morre ou sente uma dor terrível. Aprisionada em um hospício, Juliette pouco sabe sobre o mundo exterior, somente que o Restabelecimento, a nova política do momento, é o responsável por tudo. Há muitas doenças no mundo, a comida é escassa, os pássaros não cantam mais.  Um dia Juliette é resgatada da sua cela, e tem de decidir se vai ser uma guerreira  e lutar contra o Restabelecimento com seus poderes.

estilhaca me tricurioso

Leia também: 5 séries pouco conhecidas da Netflix

  • Maze Runner

O primeiro de uma série de quatro livros. Thomas é enviado por um elevador a Clareira, um local cheio de garotos que, com a memória apagada, não sabem como nem por quê estão ali. O local é um espaço aberto cercado por muros enormes. A única coisa que os garotos sabem é que todo dia as portas que cercam a Clareira se abrem, dando espaço a um enorme labirinto, e toda noite as portas se fecham novamente. A cada 30 dias um garoto novo é entregue na Clareira pelo elevador. As surpresas começam quando a primeira garota é enviada ao local, com uma mensagem para Thomas. Thomas tem enorme importância na história da Clareira, mas primeiro vai precisar recuperar a memória e desvendar os segredos que o local esconde.

maze runner tricurioso

Você já leu algum desses livros? Conta pra nós!